Também conhecido como live chat ou chat ao vivo, um software de chat em tempo real é uma ferramenta de atendimento que permite que seu time de suporte troque mensagens de texto com seus clientes de forma instantânea. Assim, confere maior agilidade e eficiência na resolução de problemas.
De acordo com o Relatório Zendesk de tendências da experiência do cliente, para 57% dos consumidores, a qualidade do atendimento é o segundo fator mais importante para conquistar sua lealdade.
O mesmo levantamento aponta que, dentre os elementos que contribuem para o que os consumidores consideram uma boa experiência de atendimento, estão:
- conseguir resolver meu problema rapidamente;
- o suporte estar disponível 24 horas, ou seja, em tempo real;
- o suporte estar disponível pelo meu canal de contato favorito;
- não ter que repetir minhas informações.
Como você verá ao longo deste post, essas são algumas das funcionalidades que fazem parte de um software de chat ao vivo, ferramenta que tem ganhado cada vez mais espaço na preferência dos consumidores.
Foi o que constatou o estudo da plataforma Econsultancy, que verificou que o chat online lidera os níveis de satisfação do cliente, com 73% de aprovação, enquanto o e-mail tem 61% e o telefone, 44%.
Neste post, explicamos o que é um software de chat em tempo real, quais vantagens ele pode gerar para a sua empresa e como adicionar um plugin de chat da Zendesk no seu WordPress. Continue conosco!
O que é um software de chat em tempo real?
Software de chat em tempo real é uma ferramenta de suporte que possibilita a troca de mensagens de texto entre seu time de atendimento e seus clientes.
Por viabilizar a comunicação instantânea, o chat ao vivo reduz o tempo de espera para atendimento e, consequentemente, para a solução do problema.
Dessa maneira, contribui diretamente para a satisfação e fidelização do consumidor — tendo em vista que, como vimos no início do post, a velocidade na resolução das solicitações é um dos principais fatores para conquistar a lealdade dos clientes.
Como adicionar chat no WordPress? Passo a passo
Com o live chat é possível oferecer suporte para seus clientes via chat no WooCommerce, abrir um canal de contato no site ou app da sua empresa, integrar o atendimento via redes sociais, entre tantas outras possibilidades.
E não precisa se preocupar, pois isso tudo é mais simples do que você imagina!
Para mostrar como é fácil, preparamos um passo a passo de como adicionar o plugin de chat WordPress da Zendesk no seu site. Confira:
- No menu presente na lateral esquerda do seu WordPress, procure pela opção “Plugins” e selecione a opção “Add New”;
- Em “Search Results”, faça a busca pelo widget do Zendesk Chat e, em seguida, clique em “Install Now”;
- Com o plugin instalado, você deverá ativá-lo. Para isso, basta clicar em “Activate”;
- Para que o widget apareça no seu site, é preciso conectar à sua conta. Então, procure “Zendesk Chat” no menu do lado esquerdo da tela e insira seu e-mail e senha de acesso. Em seguida, clique em “Link Up” e pronto!
Viu como é fácil?
5 vantagens no uso de um software de chat em tempo real
Se você ainda está se perguntando se essa ferramenta realmente vale a pena, vamos aproveitar que já ensinamos como adicionar o plugin de chat da Zendesk no WordPress para apresentar cinco vantagens de utilizar este sistema. Confira:
1. Possibilidade de estar onde seus clientes precisam de você
Com um software de chat em tempo real você consegue disponibilizar os sistemas de mensagens onde quer que seus clientes precisem de ajuda. Ou seja, nas redes sociais, em seu site ou aplicativo, como chat no WooCommerce, etc.
2. Deixe a ferramenta com a cara da sua empresa
Ferramentas de chat modernas oferecem a opção de personalização. Ou seja, você pode deixar o sistema com a cara da sua empresa, tanto a nível de aparência, quanto na linguagem e conteúdo das mensagens padronizadas.
3. Opções de autoatendimento
Ao integrar o chat em tempo real a chatbots, você pode oferecer aos clientes a opção de autoatendimento. Assim, eles conseguirão resolver questões pontuais sem o auxílio de atendentes, conferindo ainda mais agilidade ao serviço de suporte.
Outro ponto positivo aqui é a possibilidade de sua empresa oferecer suporte 24h por dia, 7 dias por semana, mesmo que seus atendentes não estejam disponíveis.
4. Acesso ao histórico de atendimento
Com o live chat, os agentes de suporte têm acesso ao histórico de interações de cada cliente. Assim, eles têm o contexto necessário para entender as necessidades do consumidor e dar continuidade ao atendimento de onde parou no último contato.
Isso também elimina a necessidade de ficar pedindo um monte de dados a cada nova solicitação — que, como sabemos, os consumidores detestam.
5. Integração para maior flexibilidade e agilidade no suporte
Um bom software de chat em tempo real possibilita oferecer um atendimento integrado. Isto é, o cliente pode escolher por onde quer entrar em contato, e seus agentes recebem mensagens vindas de diferentes canais em uma única interface.
Como um software de chat em tempo real pode ajudar o meu negócio?
Contar com um software de chat em tempo real é mais importante do que você imagina. Além de ser mais uma opção de canal de contato para seus clientes, esta ferramenta proporciona mais agilidade e eficiência para o seu time de suporte.
Mais do que um diferencial, é uma necessidade. Então, o que você está esperando para implementar um chat no seu WooCommerce, site, aplicativo ou redes sociais?
Se você quer entender a importância do relacionamento com o cliente para o crescimento da sua empresa, faça o download gratuito do Relatório Zendesk de Tendências de experiência do cliente. Nele você encontra poderosos insights sobre o mercado atual, além de entender como este setor impacta no seu negócio.
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