Profissionais de beleza: dicas para melhorar a prestação de serviços no seu salão

Hoje em dia, os brasileiros estão prestando cada vez mais atenção à sua aparência e estão pagando mais por isso. Todo mundo quer se sentir mais bonito e melhor consigo mesmo e até aumentar sua confiança.

É aí que entram os salões e os profissionais de beleza. Outro ponto que merece destaque é a explosão da demanda por serviços de grooming masculino.

Essa contínua expansão finalmente chamou a atenção de muitas pessoas, profissionais e investidores devido ao fato de que mesmo a ampla seleção de atividades que o negócio da beleza possui e as possibilidades que vêm com toda essa diversificação.

Entender o mercado e o dia a dia dos negócios é essencial para poder desenvolver um modelo de planejamento e gestão eficaz.

De acordo com a Daniela Fidellis, que realiza consultoria estética desde 2000, não basta ser um bom profissional da área: a excelência na gestão de salões de beleza deve ser compreendida e trabalhada. Para ajudar nesse processo, oferecemos conselhos práticos e dicas para melhorar o desempenho dos negócios, atrair clientes e entregar consistentemente um serviço de alta qualidade.

Sendo assim, se você é um profissional de beleza e quer melhorar a prestação de serviços no seu salão, saiba que criamos o texto abaixo especialmente para ajudar nesse objetivo. Sendo assim, para ficar por dentro de tudo que reunimos, continue lendo o artigo a seguir e tire todas as suas dúvidas. 

Foque no atendimento ao cliente

O primeiro item da nossa lista é o atendimento ao cliente.

Ele não é o primeiro por acaso, tendo em vista que o sucesso de um negócio, independente do ramo de atuação, está diretamente ligado ao atendimento.

Sendo assim, você deve voltar a sua clínica de estética e o seu atendimento sempre para a satisfação dos seus clientes, de modo a focar na resolução do problema que ele está enfrentando.

Isso poderá fazer com que a chances deste cliente comprar outros produtos ou serviços que você está vendendo aumenta de forma significativa. Além do mais, um bom atendimento pode fazer com que aquele cliente se torne habitual e sempre que precisar, vá ao seu salão.

Participação em workshops e cursos

Outra excelente opção para aquelas pessoas que desejam melhorar a prestação de serviço do seu salão é participar de workshops e cursos.

Elas são indicadas tanto para quem deseja ingressar na área, quanto para os profissionais que já possuem o seu próprio salão, de modo a oferecer excelentes oportunidades de capacitação profissional.

Isso porque o profissional de beleza poderá trabalhar como autônomo escolhendo onde e os horários para atender seus clientes ou até mesmo trabalhar no salão de beleza. Sendo assim, inúmeras são as possibilidades que esse profissional poderá ter acesso ao participar desses programas.

Qualificação profissional

A qualificação profissional é um requisito e ao mesmo tempo uma exigência do mercado para quem deseja melhorar o atendimento no seu salão de beleza e ao mesmo tempo aumentar o número de clientes. Para isso, os profissionais podem optar pelos famosos cursos.

Todas as habilidades desenvolvidas ao longo do curso vão depender da opção escolhida por este profissional, tendo em vista que determinados cursos podem oferecer opções mais completas que outros.

Geralmente, alguns dos principais conteúdos que são vistos durante esses cursos são os cortes modernos, administração do salão, as tendências, o mercado de trabalho, a transformação de penteados, a escova progressiva e os alisamentos, além da ética em relação interpessoal no ambiente de trabalho.

É comum que todas essas habilidades sejam passadas ao longo do curso, independente de qual seja a opção que você está prestes a comprar.

No entanto, existem algumas opções que são mais complexas que as demais, portanto, algumas das habilidades que citamos anteriormente podem não estar presentes no curso que foi adquirido por você. Além do mais, existem cursos específicos, voltados a determinada técnica de corte de cabelo.

Esses cursos geralmente ensinam apenas a realizar um determinado tipo de corte. Ele pode ser uma excelente opção para você que deseja expandir o número de clientes e aumentar o preço dos seus serviços.

Adeque o salão às normas 

Assim como grande parte dos estabelecimentos comerciais espalhados pelo país, é necessário se adequar às normas sanitárias e técnicas que podem trazer mais segurança para os clientes e para os profissionais que trabalham no local.

Além do mais, ao estar dentro de todas as normas mencionadas, você evita custos e desperdícios desnecessários. Portanto, pesquise mais sobre as normas aplicadas ao seu salão de beleza e busque alinhar a todas elas, evitando assim problemas no futuro.

Preze pela sua marca

A sua marca é a identidade do seu negócio. Ela será de grande importância para o seu salão de beleza e para atrair novos clientes.

Sendo assim, você deve prezar por esta identidade e investir na sua reputação.

Nesse caso, criar uma boa imagem é de suma importância para melhorar a percepção que os cliente tem acerca do valor do seu negócio. Isso ajuda no processo para cativar os novos clientes e trazer outros visitantes.

Sendo assim, quanto melhor trabalhada fura a sua marca e a sua identidade, maiores serão as chances de o seu negócio decolar.

Atente-se ao ambiente

O salão é o local onde todas as suas atividades profissionais são realizadas. Sendo assim, quando você é uma pessoa descuidada e deixa ele se atentar a este ambiente, é bastante provável que os clientes percebam e deixem de visitar o seu salão.

Sendo assim, uma boa dica para melhorar o conforto e a conveniência desse espaço é utilizar o design dos espaços. Isso ajuda a facilitar os processos e aumentar a satisfação de todos os clientes que permanecem no seu salão esperando até o seu atendimento.

Monte uma equipe qualificada

Por fim, o último item da nossa lista diz respeito aos profissionais que fazem parte da sua equipe. Isso porque, quanto mais competentes e especializados esses profissionais forem, melhor será o serviço prestado e consequentemente a fidelização dos clientes.

Portanto, invista nos melhores profissionais do mercado e colha os frutos dessa escolha