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Significado TBT e como usar a “quinta-feira de volta” nas redes sociais

O significado do TBT e como usar a “quinta-feira da lembrança” nas redes sociais

O uso de hashtags comuns como #MondayMotivation #TipTuesday e #TBT é importante para envolver um público maior em suas plataformas de mídia social e, portanto, aumentar o conhecimento de sua marca.

Significado TBT e como usar a “quinta-feira de volta” nas redes sociais

Você provavelmente já viu #TBT ou “Throwback Thursday” antes. Talvez fosse uma foto embaraçosa do anuário de um amigo do colégio. Talvez tenha sido um post do Instagram da sua mãe nas férias que você tirou no ano passado. Talvez tenha sido apenas um tweet sobre uma festa incrível que aconteceu alguns meses atrás. TBT é uma hashtag incrivelmente popular usada por basicamente todo mundo – sua tia, influenciadores, celebridades e primeiras damas.

Para as marcas, o TBT é uma grande oportunidade de construir engajamento, aumentar o alcance, contar histórias e apenas se divertir um pouco com as mídias sociais. É por isso que queremos mostrar o que exatamente é TBT, como funciona e como usá-lo para obter o máximo impacto.

O que significa TBT?

TBT significa Throwback Thursday. As pessoas o usam para compartilhar fotos e vídeos antigos de si mesmas para nostalgia. Não precisam ser apenas fotos ou vídeos. Os usuários podem compartilhar textos de memórias ou gravações de áudio.

Embora seja comum agora, as origens do #TBT são um pouco misteriosas. De acordo com a Vox, um dos primeiros usos da hashtag apareceu em 2006, quando um blogueiro chamado Mark Halfhill a usou em seu blog sobre tênis.

O primeiro post #TBT no Instagram, de acordo com a TIME, foi uma foto dos carros de brinquedo Hot Wheels compartilhada por um cara chamado Bobby em fevereiro de 2011.

A hashtag, desde então, ganhou vida própria e se tornou uma das hashtags mais populares nas redes sociais. No momento em que este artigo foi escrito, havia 488 milhões de postagens no Instagram com a hashtag #TBT.

Essa é a história do TBT – mas por que você deveria se importar?

1. Aumente o envolvimento

O Twitter descobriu que marcas que usaram mais hashtags tiveram um aumento de 50% no engajamento em seus tweets em comparação com as que não usaram hashtags.

2. Aumentar o público

Muitos usuários tendem a seguir hashtags diferentes – e #TBT não é exceção. Isso significa que, quando você usá-lo, sua postagem aparecerá no feed, apresentando sua marca a um público totalmente novo.

3. Melhorar o conhecimento da marca

#TBT dá a você a oportunidade de compartilhar exatamente quem é sua marca e de onde ela veio. Você pode contar a história da sua marca compartilhando fotos e vídeos antigos enquanto apresenta sua empresa a novas pessoas.

Resumindo, você tem muito a ganhar experimentando com a hashtag.

Contanto que você siga essa regra, seu conteúdo deve funcionar.

Alguns formatos comuns são:

  • Fotos
  • Vídeos
  • Texto
  • Áudio

E embora você possa postar qualquer foto ou vídeo antigo e colocar um #TBT na postagem, existem algumas práticas recomendadas que você deve ter em mente ao usar a hashtag:

As fotos devem ser compartilhadas na quinta-feira

Isso é óbvio, mas é um elemento crucial para o sucesso do #TBT. Embora você possa aproveitar hashtags semelhantes, como #FlashbackFriday (para saber mais, veja abaixo), #ThrowbackThucted é MUITO mais popular. E sejamos honestos: #FlashbackFriday só existe porque algumas pessoas se esqueceram de participar do #TBT.

Deve incluir a hashtag #TBT, #ThrowbackThucted ou ambos

Este é o uso de hashtag 101, mas é importante observar que sua imagem não aparecerá nas pesquisas #TBT se você esquecer de marcá-la.

Tem que ser velho

Embora você possa postar uma postagem #TBT de um momento relativamente recente (por exemplo, uma festa algumas semanas atrás), uma postagem #TBT verdadeira remete a um período visivelmente diferente. Para uma marca ou empresa, é preciso remontar a uma época diferente (pense em décadas em vez de meros anos). Uma boa regra para ótimas postagens de #TBT: as melhores postagens de Throwback Thursday são de fotos e vídeos anteriores à popularização da Internet.

Limite-se a um por semana

Esta é uma regra menos rígida e rápida. Você pode simplesmente usar seu julgamento – mas o senso comum da Internet sugere que é melhor, para o impacto final, mantê-lo em um instante de nostalgia por semana.

Para saber mais sobre o poder das hashtags em suas campanhas de marketing, leia nosso artigo sobre hashtags diárias e como usá-las. Mais em: https://webtrends.net.br/tbt-instagram-o-que-significa-tbt/