História
Jardim América foi fundada a partir da Fazenda das Goiabeiras, propriedade que pertencia ao senhor Ranieri Migliorini. A fazenda fazia divisa com a Fazenda do Cercadinho, onde se localiza o Buritis com o córrego dos Macacos.
A grande quantidade de jardins existentes na fazenda deu origem ao nome que o bairro leva até hoje. Somente em 1918, quando o proprietário faleceu, a fazenda foi vendida e loteada. O novo loteamento recebeu o nome de Vila Jardim América.
Com cerca de 50 famílias foi fundado um povoado, composto por vários operários. Essa região, porém , permaneceu estática durante muitos anos, sem nenhuma infraestrutura ou investimento. O bairro só começou a se desenvolver a partir de 1932, quando passou a receber saneamento básico. A iluminação pública chegou somente em 1953, e neste mesmo ano foi dado início à abertura e asfaltamento das ruas e com o passar dos anos a evolução foi tanta que é o que conhecemos hoje.
O Jardim América se desenvolveu com 53 quadras e com ruas que recebem nomes de países da América. A princípio, algumas dessas quadras foram destinadas para serem centros de lazer, mas, devido à grande valorização dos terrenos da região, elas foram loteadas e deram origem a novas ruas.
Localização
Governado pela subprefeitura de Pinheiros, o bairro faz parte da zona oeste de São Paulo, ocupando uma área de aproximadamente 1.090 km², entre a Avenida Paulista e a Marginal Pinheiros. Incluída na região conhecida como Jardins, fazendo fronteira com os bairros Pinheiros, Cerqueira César, Jardim Paulista, Paulistano e Europa.
Caso esteja à procura de um apartamento à venda no Jardim América, saiba que ele é classificado como um bairro Zona A pelo CRECI-SP, sendo o mais procurado quando se trata de imóveis. Além disso, em sua região estão localizados cinco consulados: o de Portugal, da Espanha, da China, de Angola e do Uruguai.
Mobilidade e Segurança
Quando se trata de mobilidade, o Jardim América possui uma excelente infraestrutura. Tudo isso graças às importantes vias de acesso que atravessam a região, como as avenidas Brasil, Nove de Julho e Rebouças, além disso o bairro está rodeado por diversas estações de metrô e pontos de ônibus, ficando apenas 10 minutos de carro de estações como: Oscar Freire, Fradique Coutinho, Consolação e Trianon-Masp. Também possui ciclofaixas, ciclovias e ciclorrotas.
Com relação à segurança, no bairro está localizado o 78º Distrito Policial, que atende à região de Jardins. Além claro, do monitoramento 24 horas existente na região, devido às câmeras e guaritas nas ruas e condomínios residenciais.
Falando em segurança e mobilidade, a procura por aluguel de apartamento no Jardim América aumentou nos últimos anos devido a alta procura por uma região onde além de possuir preços acessíveis também há segurança e crescimento constante.
Saúde
Na área da saúde, a região possui variedades em hospitais e clínicas médicas. Dentre os que se localizam no Jardim América, destacam-se o Instituto de Medicina Avançada e a unidade Jardins, além do famoso Hospital Sírio-Libanês.
Educação
Ao falar de educação, o bairro oferece inúmeras opções, principalmente ao ensino infantil, além de instituições de ensino, também há escolas de idiomas e música. Porém, vale destacar as instituições localizadas nos arredores, como o tradicional Colégio Dante Alighieri, por exemplo, localizado a 10 minutos do Jardim América, é uma excelente opção para alunos do ensino infantil ao ensino médio. Temos também o Colégio das Américas, Objetivo Unidade Pompeia, CEI Indir Anibal Di Francia, entre outros, já instituição de superior temos a Faculdade Flamingo e Faculdade Paulista de Pesquisa e Ensino Superior.
Lazer e Cultura
Ao falar de lazer, o Jardim América conta com a infraestrutura do Shopping Iguatemi, possuindo várias lojas de grife, a região fica próxima à Rua Oscar Freire, sendo um agradável ponto comercial luxuoso. Essa região também é ocupada por comércios essenciais como: supermercados, restaurantes, padarias, bares e cafés, além de variados salões de beleza e barbearias renomadas.
Outro atrativo da região são as áreas verdes: tendo aproximadamente 10 praças espalhadas em todo o bairro, o que incentiva as atividades ao ar livre como opção de lazer. Vale destacar as praças Adolpho Bloch e General San Martin. Outro destaque do bairro é o Clube Atlético Paulistano. Fundado em 1900, o clube oferece atividades esportivas, culturais e sociais, como shows, cinema, biblioteca, cursos e outras atividades interativas.
Também há o Museu Geológico com exposições permanentes, o Espaço das Américas que é destinado a shows e eventos grandes, o Villa Country, Audio Club, Via Matarazzo e o Allianz Parque, uma arena multiuso onde a Sociedade Esportiva Palmeiras realiza seus jogos, mas também disponibiliza a mesma para a realização de shows e festivais.
Gastronomia
O bairro possui uma gastronomia diversificada, fornecendo ambientes sofisticados como despojados. Dentre eles, destacam-se estabelecimentos gastronômicos e espaços para eventos, sendo ambientes rústicos, aconchegantes e sofisticados.
Com suas ruas arborizadas e imóveis de alto padrão, o Jardim América é um bairro importante da história de São Paulo, assim como os demais. Oferece conforto e qualidade de vida aos seus moradores, além de disponibilizar serviços, lazer, cultura e gastronomia diversas.
Gostou deste artigo? Compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas saibam sobre a valorização dos imóveis no Jardim América em São Paulo!