O que é marketing de conteúdo

O que é marketing de conteúdo: 3 estratégias essenciais

Apesar do que muitos imaginam, o marketing de conteúdo pode ter várias estratégias em que as companhias consigam atingir diferentes benefícios. 

Isso porque, dentre todas as áreas do marketing digital, o de conteúdo é considerado uma das melhores estratégias justamente pelo seus benefícios e baixo investimento.

Entretanto, para que as estratégias consigam alcançar os benefícios almejados, é preciso que as companhias tenham em mente que é preciso conhecer a fundo o seu consumidor. 

Dessa maneira, poderão conhecer os seus interesses para conseguir criar conteúdos realmente importantes e relevantes para sua persona. 

Tendo isso em mente, confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre marketing digital e ferramentas como sistema crm para que possa construir uma estratégia sólida para realmente alcançar e impactar seus clientes. 

Desse modo, conseguirá conquistar mais clientes e portanto, cada vez mais vendas rumo ao sucesso do mercado.

O que é Marketing de Conteúdo

O primeiro passo nesse trajeto é entender de fato o que significa marketing de conteúdo, como essa estratégia funciona e quais seus objetivos. 

Pois bem, o marketing de conteúdo nada mais é do que uma forma de atrair novos clientes e pessoas, sem que eles saibam que estão sendo atraídos, fazendo com que eles cheguem até sua marca de uma forma natural.  

Para que isso aconteça da forma em que é esperado, a marca realiza um conteúdo de interesse dos clientes, que pode ser informação, notícia ou qualquer outro tipo de conteúdo em diversas plataformas diferentes, como redes sociais ou blogspot. 

Na prática, funciona da seguinte maneira, vamos imaginar que tenha uma companhia especializada em acessórios para bicicleta e devido a um crm gratuito você descobrir que uma parcela alta de seu público-alvo vem pesquisando por esses meios de transportes mais baratos do ano. 

Sendo assim, o marketing de conteúdo consiste em produzir algo sobre esse assunto, através de um blogspot ou até mesmo um vídeo no YouTube, por exemplo. 

Dessa maneira, ao pesquisar, o seu público chegará até o seu conteúdo e consumirá informações de sua marca, podendo chegar de um jeito sutil ao seu site onde encontrará as melhores bikes. 

Quais as diferenças entre Marketing de conteúdo e o digital

É muito comum que as pessoas acabem confundindo conceitos como o marketing digital e o de conteúdo, uma vez que os dois são estratégias muito utilizadas, assim como as ferramentas de crm online gratis.

Portanto, confira a seguir as principais características e diferenças do marketing digital e o de conteúdo. 

  1. Marketing digital

O marketing digital nada mais é do que uma área ampla de comunicação e publicidade que visa atuar no âmbito da internet. 

Dessa forma, esse é um nicho que busca estruturar várias estratégias no âmbito online para que empresas consigam se relacionar e construir relacionamentos com consumidores digitais. 

Dessa forma, é possível afirmar que faz parte do marketing digital estratégias, como o de conteúdo e o de atração, por exemplo. 

Além disso, algumas ferramentas como o app funil de vendas também são áreas do marketing digital

  1. Marketing de conteúdo

O marketing de conteúdo é uma estratégia do digital que tem como objetivo atrair clientes e possíveis consumidores utilizando como isca conteúdos relevantes, como blogposts, vídeos e postagens em redes sociais. 

3 estratégias essenciais de Marketing de Conteúdo na prática 

Uma vez que foi possível entender a importância e as principais características do marketing de conteúdo. 

Então, confira a seguir as principais estratégias que você deve adotar na produção do seu marketing de conteúdo ou pipeline de vendas.

  1. SEO

O SEO é importante, pois este vai te impor regras de como produzir um conteúdo que seja um destaque na plataforma escolhida, como por exemplo o Google ou as redes sociais.

Dessa forma, além de um conteúdo relevante, a plataforma que você publicar o conteúdo poderá indicá-lo para mais pessoas e terá um alcance e engajamento satisfatório.

  1. Redes sociais

Para decidir qual a melhor plataforma, primeiro é necessário estudar o seu público de forma a entender o que melhor irá alcançá-los. 

Nesse sentido, é importante destacar as redes sociais como possíveis plataformas já que elas colecionam bilhões de usuários que consomem conteúdo através delas diariamente de forma ativa. 

  1. Links patrocinados

É possível conseguir que seu conteúdo chegue ao seu público-alvo de forma natural, bem como é possível pagar para que as plataformas indiquem a sua produção que nada mais é do que as famosas propagandas e links patrocinados. 

Desse modo, essa estratégia pode te ajudar, principalmente no começo.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.