Dicas para aprender a investir em criptomoedas

Dicas para aprender a investir em criptomoedas

Ninguém duvida que as criptomoedas são um ótimo investimento, mas por seu caráter incrivelmente especulativo e volátil, é preciso ter muita intimidade com esses ativos para não ter prejuízos.

Na verdade, como qualquer tipo de investimento, é necessário ter conhecimento sobre o mesmo para poder tirar dele o melhor proveito possível. 

O fato é que essas moedas digitais são descentralizadas, eliminando a necessidade de intermediários tradicionais, como bancos e governos, para realizar as transações financeiras e por terem baixa correlação com outros mercados e apresentarem muita oscilação na demanda, existe muita instabilidade.

Por tudo isso, é preciso muita cautela e, principalmente, saber escolher a Exchange com a qual irá negociar.

Saber identificar oportunidades

Quem pretende investir em criptomoedas, primeiramente, é preciso entender que esse mercado requer constante atenção, justamente, para identificar o momento exato para comprar ou vender esses ativos.

Como um bom exemplo podemos usar o Bitcoin, que é o criptoativo mais popular do mercado, que chegou a valorizar mais de 100% no primeiro trimestre de 2021, causando um verdadeiro furor entre os investidores, porém, fechou o segundo trimestre com uma queda de 41%. 

Ou seja, é muito importante saber identificar as oportunidades por trás do investimento em criptomoedas e como elas se encaixam aos seus objetivos. Já sabendo, por exemplo, que não são o investimento ideal para quem quer um retorno à curto prazo.

Investir em moedas digitais requer paciência e monitoramento constante, e mais, o suporte de uma boa Exchange, com a qual poderá saber em tempo real a cotação das principais moedas, por exemplo, o Bitcoin, Ethereum ou Solana hoje, para poder identificar o momento certo de comprar ou vendê-las. 

Como investir em criptomoedas com segurança

1- Escolha uma boa Exchange

Exchange nada mais é que uma corretora de criptoativos, possibilitando a venda e compra de moedas digitais e tokens, ou seja, intermediando vendedores e compradores deixando a transação mais segura e mais prática para as duas partes envolvidas. Só é preciso saber escolher uma boa Exchange, que tenha nome no mercado e ofereça um suporte 24 horas por dia, como a KuCoin, reconhecida como a mais segura e transparente nesse setor.

2- Não invista mais do que você pode perder 

Essa regra vale ouro e deve servir com um mantra, principalmente, para quem não tem intimidade com criptomoedas. Só invista o que pode perder. É preciso saber tirar proveito desses ativos, fazer deles uma forma de diversificar os investimentos. É fundamental ter consciência de que se trata de um mercado super volátil, não existindo nenhuma regulação clara sobre o seu futuro. É necessário procurar pesquisar antes de investir, já sabendo que é possível ter altos lucros, como também, prejuízos.

3- Comece pelos ativos digitais mais consolidados 

Como o valor de uma moeda digital é reflexo do valor de sua blockchain e precificado por seus próprios participantes, a dica, portanto, é optar por moedas de maior capitalização de mercado, que são as mais seguras e melhores cotadas.

4- Identifique o momento certo para negociar as moedas digitais 

Por mais que se indique comprar moedas digitais em período de queda e vendê-las na alta, alguns investidores teimam em fazer o contrário, com isso, não só acabam se frustrando, como tendo prejuízos. 

É preciso, primeiro, entender que o mercado das criptomoedas é singular, requer paciência, não adianta investir em criptomoedas para um retorno à curto prazo… 

Uma dica para quem está começando agora é, antes de tudo, procurar ter uma estratégia predefinida, avaliar as chances de ganho, a longo prazo, e manter a paciência durante as fortes oscilações.