Alguns nomes bombaram por causa de algum post e a partir daí não pararam de conquistar fãs. Já outros, são pessoas que investiram anos e anos até se tornarem referência.
Caminhos diferentes, mas ambos fazem parte de um dos novos negócios online: a carreira de influenciador digital.
Ou melhor, podem fazer parte, porque é preciso algo mais do que sorte ou paixão pelo que se faz para que uma pessoa se converta em um digital influencer.
Além de construir uma reputação online em função de sua experiência e conhecimentos sobre alguma área em particular, o trabalho do influenciador digital requer planejamento e constância.
Que tal aproveitar a sua credibilidade e transformar seus conhecimentos em dinheiro? Para isso, você tem que ver sua carreira não como uma aventura, e sim como algo estruturado como um negócio.
Para tanto, é preciso encontrar formas de veicular suas propostas no mercado. Como fazer isso, quando alguém quer se profissionalizar e se estabelecer como um influenciador digital?
Entre outras coisas, é sobre o que seguiremos falando no post de hoje. Siga conosco!
O mercado de marketing de influência
As marcas começaram a perceber que, ao invés de encarar o mercado como um todo, era vantajoso focar em indivíduos específicos, que atraíssem a atenção de públicos segmentados.
E essa tendência foi rapidamente seguida por mais investimentos no mercado dos influenciadores digitais. Confira alguns números para você entender melhor:
- o orçamento de marketing de influência deve chegar a quase 14 bilhões de dólares em 2021;
- mais da metade das marcas (59%) têm orçamentos específicos para marketing de conteúdo e 75% delas pretende dedicar recursos para campanhas de marketing de influência em 2021;
- 90% dos entrevistados acredita que trabalhar com influenciadores digitais é uma forma eficiente de marketing;
- 56% das marcas trabalham diferentes campanhas com os mesmos influenciadores (o que permite criar parcerias de médio e longo prazo);
- as marcas apostam em várias redes sociais, além da predominância de ações no Instagram e TikTok. Isso significa mais oportunidades para você que tem uma imagem mais forte em outras redes;
- microinfluenciadores têm mais engajamento do que os mega influenciadores. Ou seja: você não precisa ser um astro para começar a ganhar dinheiro com sua imagem.
Este último ponto é particularmente interessante para quem pensa que se tornar um influenciador digital é algo reservado somente para celebridades. Em cada rede, os números são diferentes, mas eles são todos favoráveis aos microinfluencers.
Um microinfluenciador é um perfil público que tem entre 1000 e 40.000 seguidores. Tem gente com pouco mais de 3000 seguidores recebendo entre 250 e 400 dólares, além de produtos grátis, por parcerias que podem durar um mês.
Ou seja, tem lugar para você também.
Naturalmente, as coisas não acontecem de uma hora para outra. Uma campanha aqui, uma parceria ali, e você vai mostrando para as marcas como o seu público reage ao estímulo de adquirir produtos dos patrocinadores. Mas, aos poucos, sua carreira se consolida.
Agora, vamos dar uma olhada em formas de gerar receita com sua carreira de influenciador digital?
Como um criador de conteúdo pode ganhar dinheiro com as suas redes sociais?
No final das contas, o que você deve querer ver com os próprios olhos são formas de ganhar dinheiro como influenciador digital, certo?
Primeiro, é importante entender a diferença entre mídias sociais e redes sociais. As mídias sociais são o conjunto de tecnologias que criam as interações, enquanto as redes são espaços onde pessoas com interesses comuns se reúnem e compartilham informações.
Nas mídias, por exemplo, encontramos seu blog. Você pode ter um blog genial e muitos acessos, mas é importante que esse sucesso migre também para as redes onde você tem presença, como o Facebook, Youtube, TikTok, Instagram, Pinterest, etc.
Em todas elas (as redes) você pode começar a fazer publicidade de marcas e parcerias com empresas. Veja algumas maneiras:
#01 Entre para influencers networks
Esta serve para quem está só começando ou para quem já tem algum público e quer aumentar sua influência. Entrar para uma rede de influenciadores pode lhe conectar com marcas que buscam alguém exatamente com seu perfil.
Em uma rede de influenciadores, você pode encontrar marcas com as quais você gostaria de trabalhar junto. Por outro lado, as empresas também usam estas plataformas para encontrar influenciadores do seu nicho.
#02 Posts patrocinados
As postagens patrocinadas são uma das formas mais usadas pelos influenciadores para ganhar dinheiro. É quando marcas ou profissionais pagam para que você divulgue produtos ou serviços em seu perfil social.
Você pode falar de vários produtos ou focar em um só. Entre os formatos que você pode dar, existem os reviews (opiniões sobre algo), informes (falar do que é novidade) ou diretamente apresentar alguma marca para seus seguidores.
#03 Crie um produto para vender
Nem tudo que você vai promover tem que vir de terceiros. Já pensou em lançar sua própria linha de produtos?
Afinal de contas, não estaria mal fazer publicidade de si mesmo, ou de algo de sua própria criação. Você tem domínio total do produto e não precisa nem associar sua imagem a ninguém.
Esse caminho requer um pouco mais de investimento para a criação da sua proposta, mas tem um impacto muito maior na sua própria influência digital e nos lucros.
#04 Capitalize seu conhecimento
E se você não tem ou não deseja trabalhar com um produto em particular, que tal transformar tudo o que você sabe em uma fonte de renda?
Se você já tem muitos seguidores nas redes sociais e algo único a ensinar, chegou a hora de criar um curso online. Ganhe dinheiro como mentor e ensine outras pessoas a serem blogueiras e apostarem em seus conhecimentos como forma de gerar ingressos.
Imagine ter um impacto real nas vidas das pessoas, ajudando-as a transformarem suas realidades e unir suas paixões com uma fonte de renda altamente lucrativa.
Os caminhos para quem quer entrar para o marketing de influência são muitos, e cada pessoa tem que descobrir o que é melhor para si.
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