6 Ações diárias que prolongam a vida útil do veículo

Saiba quais as ações diárias que prolongam a vida útil do veículo, permitindo que o veículo funcione adequadamente com um bom desempenho, além de evitar possíveis danos e garantir uma condução segura. 

Um carro é um investimento muito útil, mas que também representa gastos com possíveis reparos, manutenções, danos, seguro auto, entre outros. Para ajudar a prolongar sua vida útil e diminuir as chances de reparos futuros que custem caro, o ideal é que sejam realizadas ações diárias que ajudem a cuidar melhor do seu veículo, principalmente se for sair para viajar. 

6 Ações diárias que prolongam a vida útil do veículo

Ações diárias que prolongam a vida útil do veículo

A seguir, saiba quais as ações diárias que prolongam a vida útil do veículo:

1. Verifique os níveis regularmente

Verificar regularmente os níveis de fluidos é uma excelente ação diária. Este gesto evita o risco de avarias, problemas mecânicos e possíveis acidentes.

Para começar, estacione seu veículo em terreno plano. Desligue o motor e abra o capô. Você pode começar a verificar os diferentes níveis de fluido. Tenha cuidado, alguns líquidos podem estar quentes.

Líquido de transmissão

A verificação do fluido da transmissão geralmente é feita quando o motor está ligado e ainda quente. Consultando o manual do proprietário do seu veículo, localize a vareta do fluido da transmissão. 

Remova a vareta completamente e limpe-a com um pano velho e, em seguida, empurre a vareta de volta para o cárter. Retire-o novamente e verifique o nível do fluido indicado. Verifique se o nível do fluido corresponde ao indicado no manual e ajuste-o se necessário.

Óleo de motor

Observe que o nível do óleo do motor deve ser verificado 1 hora após o desligamento do motor. Caso contrário, você corre o risco de ser borrifado com óleo quente ou ler o nível incorretamente. 

A operação a ser realizada é exatamente a mesma que para o fluido de transmissão. Novamente, verifique se o nível está bem localizado entre as duas marcas no medidor.

Fluido de freio

Usando o manual do veículo, localize o reservatório do fluido de freio. Em geral, você pode verificar o nível de transparência. Caso contrário, abra a tampa do tanque e olhe para dentro.

Fluido de direção hidráulica

Quanto ao fluido de freio, o da direção hidráulica está localizado em um reservatório de plástico. O tanque possui duas linhas: a primeira para o motor quente e a segunda para o motor frio. Tenha em atenção a linha correspondente ao estado do seu veículo.

Arrefecimento

Novamente, verifique se ele está bem localizado entre o nível mínimo e o nível máximo indicado.

Fluido de lavagem de pára-brisa

Este é o líquido usado para limpar o pára-brisa. Barato, ele remove insetos e sujeiras que ficam presos no para-brisa do carro. No inverno, opte por um líquido lava-vidros anticongelante, para evitar surpresas desagradáveis.

Depois de adquirir o hábito de verificar regularmente seus níveis, isso levará apenas alguns minutos.

2. Verifique o estado dos pneus para fazer a manutenção do seu veículo

Os pneus são os únicos pontos de contato entre o automóvel e a estrada. Dirigir com pneus gastos é sinônimo de perigo. De fato, quanto mais liso o pneu, maior o risco de derrapagem, perda de controle do veículo e furo. Portanto, é importante fazer uma boa manutenção dos pneus.

1 – O estado dos relevos ou danos

Os relevos do pneu devem ser profundos, visíveis e bem esculpidos. O código da estrada especifica que não devem ser inferiores a 1,6 mm. Você pode verificar facilmente sua profundidade graças aos indicadores de desgaste presentes nas principais ranhuras do pneu.

Caso atinja o nível de 1,6 mm de desgaste na banda de rodagem, esse será o momento de comprar pneus Continental para realizar a troca. 

Verifique a lateral do pneu. Verifique se não há bolhas ou rasgos. Se não, é hora de trocar os pneus!

2 – Pressão do pneu

É aconselhável verificar a pressão dos pneus pelo menos uma vez por mês. Para fazer isso, vá a um posto de gasolina ou compre um nanômetro. O nível de calibragem indicado para o pneu pode ser consultado no manual do proprietário ou no batente da porta do motorista. 

 3. Cuidado com os freios

Para fazer manutenção regular em seu carro, observe os freios. O mecânico deve verificar as pastilhas e discos de freio pelo menos uma vez por ano. Ele também terá que verificar se a frenagem não apresenta ruídos anormais ou guinchos incomuns.

4. Proteja o carro das intempéries

O seu carro vive ao ritmo das quatro estações. Chuva, calor, sol danificam prematuramente a carroçaria do seu veículo. Para melhor proteger seu carro, invista em uma lona de cobertura total e protetores solares

Outra dica para um carro impecável: estacione na sombra e evite estacionar embaixo de árvores.

5. Controle as luzes

Dirigir à noite com luzes ruins ou uma lâmpada queimada é muito perigoso. Para ver bem e ser visto, verifique regularmente todas as suas luzes: posição, médios, estrada, marcha-atrás, stop, faróis de nevoeiro, sem esquecer os piscas. 

Dica: peça ajuda a uma terceira pessoa para realizar esta operação.

6. Lave seu veículo regularmente

A limpeza interior e a limpeza exterior prolongam a vida útil do veículo. Dependendo do clima e do uso que você fizer do seu carro, é aconselhável lavar o interior e o exterior entre 1 e 4 vezes por mês.

Lavagem a rolos, alta pressão, túnel de lavagem… Escolha o modo de lavagem exterior mais adequado às suas necessidades num centro de lavagem perto de si. Em relação ao interior do veículo, lembre-se de limpar os bancos, o piso, os tapetes e o painel.