Quais as principais áreas de atuação do detetive particular?

Quais as principais áreas de atuação do detetive particular?

A contratação dos serviços de um detetive particular pode ser muito útil em diversas frentes de trabalho. O ponto em comum entre os diferentes âmbitos de atuação deste profissional é, sem dúvidas, o sigilo de suas investigações. Clientes que contatam detetives particulares, em geral, possuem pendências pessoais ou até profissionais a serem resolvidas de maneira discreta e reservada.

De olho nisso, este artigo vai explorar um pouco melhor sobre o funcionamento das atividades de um escritório de detetive particular e como este especialista pode atuar para a solução de problemas. Em primeiro lugar, é válido ressaltar que ele pode atuar em âmbitos civil e corporativo, a depender do caso.

Áreas de atuação da investigação particular

A maior parte dos casos abraçados por detetives particulares está focada no âmbito civil. Dentro desta área, destaca-se:

  • A busca por pessoas desaparecidas;
  • O monitoramento de pessoas num geral, como cuidadores de idosos, veículos, babás e adolescentes em comportamento suspeito;
  • Rastreamento de objetos furtados (como carros);
  • Prevenção de crimes e coleta de provas e evidências que ajudem na solução de um delito;
  • Investigações de casos extraconjugais;
  • Levantamento de informações pessoais (como o passado de uma pessoa);
  • A descoberta do endereço de alguém.

O trabalho do detetive particular é amparado por aparelhos eletrônicos de alta performance, como câmeras de segurança, canetas espiãs, perfis em redes sociais, relógios inteligentes, drones, rastreadores e gravadores de voz.

No âmbito empresarial e até mesmo político, o trabalho do investigador também costuma ser de grande utilidade. 

Detetive nas empresas

Conforme já mencionado, as possibilidades são ainda mais abrangentes quando o trabalho do detetive é contratado por uma empresa. Comércios em geral, bancos, imobiliárias, indústrias e outras organizações costumam precisar de um detetive para diferentes fins.

O contratante pode estar desconfiado acerca de desvios de dinheiro, com relação à conduta de um funcionário ou mesmo sócio. Também pode encomendar a investigação que comprove a presença de espionagem da concorrência em sua empresa.

O profissional também pode ser convocado para levantar informações sobre clientes que tenham cometido fraudes, por exemplo. 

Em meios políticos, como campanhas eleitorais, levantamentos de dossiês e sondagem sobre espionagem também podem ser trabalhos destinados a profissionais da investigação particular.

Habilidades de um detetive particular

É importante reforçar que um detetive só tem direito a porte de arma dentro das condições cabíveis a qualquer outro civil, de acordo com a lei regulamentada. Além de não possuírem autorização judicial para utilizarem armas durante seu trabalho, os profissionais também não têm permissão para anunciarem voz de prisão.

Quando desconfiados da existência de algum crime ou ato infracional durante o decorrer de uma investigação, é geralmente que o detetive acione a polícia. Neste caso, ele só deve continuar trabalhando, como auxiliar, no caso, se for convidado pelo delegado de polícia responsável.

As provas coletadas por detetives particulares em suas investigações podem e devem ser utilizadas por seus clientes em eventuais processos judiciais. Fotos, vídeos, cópias de e-mails ou quais outras provas e evidências que tenham sido coletadas possuem total valor jurídico. 

Portanto, se você desconfia que possa estar precisando de um escritório de investigação privada para elucidar alguma questão, não hesite em entrar em contato para conversar sobre seu problema e solicitar um orçamento. Lembre-se: quanto mais cedo o detetive inicia seu trabalho, maiores são as chances de êxito do caso.