Problemas para dormir? Seus dentes podem ser o motivo

Problemas para dormir? Seus dentes podem ser o motivo

Pode até não parecer, mas entenda como os dentes têm relação com o sono.

Existem algumas doenças que podem ser principais aliadas para atrapalhar o sono, dentre elas estão: dentes desalinhados, desgaste das articulações e o bruxismo.

Qual a importância do sono?

O sono é muito importante para o corpo e desenvolvimento. Durante o sono existem várias fases.

Embora algumas funções realmente estejam diminuídas durante o sono, várias coisas no corpo ainda funcionam, às vezes, até melhor enquanto está dormindo.

A respiração e os batimentos cardíacos variam ao longo dessas fases, essa variação controlada é importante para o fortalecimento do sistema cardiovascular e evitar doenças.

Sistema imunológico

O corpo tem células que fazem parte do sistema imune para combater os invasores do corpo, evitando infecções.

Essas células têm uma excelente produção enquanto o corpo dorme, porquanto o sono saudável pode garantir uma boa função do sistema imunológico. 

Hormônios

Os hormônios são substâncias produzidas em alguns órgãos que circulam no corpo enviando mensagens para outros organismos, ativando ou desativando suas funções.

Alguns desses hormônios são liberados durante a noite, por exemplo, o hormônio do crescimento e os que controlam o ganho de peso.

O sono é indispensável para o processo de consolidação da memória e aprendizado que são aprendidos durante os dias, além de restaurar as energias das tarefas. 

Interferências no sono saudável 

Existem fatores biológicos e comportamentais que podem interferir na qualidade do sono. 

Os fatores biológicos são aqueles em que há alguma perturbação do organismo, os principais são:

  • Insônia crônica;
  • Apneia do sono;
  • Sonambulismo;
  • Doenças bucais.

Sim, as doenças bucais também podem fazer uma interferência no sono, e todas elas devem ser tratadas através de um especialista.

Bruxismo

Uma das principais doenças que podem ter influência no sono, é o bruxismo. Ele é uma atividade muscular involuntária, contraindo a musculatura da mastigação de forma involuntária.

Essa atividade muscular involuntária, pode aparecer tanto durante o dia quanto durante a noite. Quando ela acontece à noite, envolve o ranger dos dentes.

As principais causas do bruxismo são o estresse crônico, ansiedade, mordida de forma errada ou até mesmo outras causas como a má qualidade do sono.

Quando a pessoa tem problemas oclusais, ou seja, mordida errada, é possível que ela resolva através do tratamento com o aparelho de dente transparente, ele passará a corrigir a mordida, evitando disfunções.

  1. Bruxismo infantil

O bruxismo pode acontecer em crianças, geralmente quando bebês e em fases que os dentes estão em erupção.

Uma fase propícia é quando está na escola, quando ela dorme, por volta das horas de acordar, a criança poderá ranger os dentes, por conta da ansiedade.

Outra questão é se a família está passando por problemas em casa, ou até mesmo enfrentando alguma mudança, como de escola, casa e estado.

É necessário que os pais se atentem aos sinais dos filhos, sempre fazendo um acompanhamento regular em um consultório odontológico infantil.

Como é feito o diagnóstico do bruxismo?

O diagnóstico é feito através de uma inspeção na boca podendo analisar o desgaste dos dentes, porquanto os dentes são revestidos pelo esmalte, a parte branca dele.

O esmalte é um dos principais protetores dos dentes, eles são feitos justamente para enfrentarem atividades diárias da mastigação.

Mas, quando essas mastigações são feitas de formas involuntárias e excessivas, poderá causar consequências como o desgaste dos dentes.

Ao acontecer o desgaste, o dente sofre uma alteração na pigmentação, assim, o paciente poderá iniciar o tratamento estético, pesquisando sobre o clareamento dental quanto custa

Tratamento do bruxismo

O bruxismo tem causas multifatoriais geralmente o seu tratamento pode ser feito através de vários especialistas, como, dentista, psiquiatra, psicólogo e até mesmo o neurologista.

Ele pode afetar o sono, mas ele também pode ser desencadeado pela falta de sono, então uma boa qualidade de sono é muito importante para que a pessoa não desenvolva essa doença.

Os tratamentos podem ser feitos através de placas de acrílicos, realizadas nos consultórios odontológicos. Essas placas são colocadas na boca do paciente durante a noite para evitar o desgaste do dente.

Além das placas, é recomendado o encaminhamento para psicólogos, para a realização de terapias para que possa aliviar o estresse.

É muito importante realizar o tratamento do bruxismo o mais breve possível porque além de todas essas consequências, ele também pode trazer problemas ósseos e amolecimento dos dentes causando o mesmo até a perda dele.

Se o paciente chegar nesse ponto é recomendado que recorra ao dentista implantes, para realizar um implante dentário cobrindo de forma artificial dente ausente.

Por isso, siga firme no propósito de conseguir ter um boa noite de sono todos os dias para que possa evitar doenças.

Conteúdo desenvolvido pela equipe do Status Fit Center, blog criado com o intuito de melhorar a saúde e o bem-estar por meio de conteúdos que reforçam a importância dos cuidados regulares.