Encontrar o perfil do consumidor do seu produto é essencial para que suas estratégias de marketing tenham o resultado que você espera.
Entretanto, é preciso se atentar que nos últimos tempos, esse perfil mudou bastante. É só pensar que até alguns anos atrás a pesquisa de preços demorava muito mais, pois era preciso ir de loja em loja.
Hoje em dia, o consumidor não só faz a pesquisa pelo seu celular, como também compra vários produtos sem a necessidade de sair de casa. Portanto, a tecnologia e o nível de competitividade deixaram os clientes mais exigentes.
E se você quiser saber um pouco mais a fundo sobre como definir o perfil do seu consumidor, veio ao lugar certo. Nesse artigo vamos mostrar como ele é construído e o que você precisa levar em consideração. Boa leitura!
O que é perfil do consumidor?
O perfil do consumidor é um padrão de características, valores e comportamentos observados em um grupo de pessoas que estão mais propensas a comprar um determinado produto ou serviço.
Assim sendo, para entender o perfil do seu cliente é fundamental levar em consideração diversos fatores, como por exemplo:
- local onde mora;
- faixa etária;
- hábitos cotidianos;
- redes sociais mais usadas.
Quanto mais informações são levantadas do seu público-alvo, mais embasamento você terá na tomada de decisões, evitando achismos e criando produtos que realmente atendam as necessidades e desejos daquele grupo específico.
Como descobrir o perfil do consumidor?
O perfil do consumidor brasileiro é muito amplo, até porque, nosso país possui uma enorme multiculturalidade. Por isso, você precisa encontrar quem são as pessoas mais propensas a comprar o seu produto. Leve em consideração:
- informações demográficas – idade, sexo, cidade, etnia;
- dados socioeconômicos – renda pessoal, formação acadêmica, ocupação, estilo de vida;
- afinidade com a marca.
Ao identificar esses pontos, você chega em um perfil de consumidor mais próximo do seu negócio, o que garante mais assertividade nas estratégias de marketing.
Perfil do consumidor: exemplo
Para facilitar o entendimento sobre como descobrir o perfil do consumidor, vamos mostrar um exemplo. Imagine que você tenha uma loja de roupas e quer saber qual é o melhor público para o seu negócio.
Então você pesquisa quem são as pessoas mais interessadas em moda, quanto elas gastam por mês com esses produtos e chega a 2 perfis de consumidores:
- mulheres com idade entre 20 a 35 anos da classe B;
- adolescentes entre 15 a 20 anos da classe B.
A partir disso você cria um persona, como por exemplo: Aline, 31 anos, gerente de banco, solteira, gosta de passear e busca roupas da moda para se apresentar com estilo e elegância nos lugares.
Por que é importante traçar o perfil do consumidor?
Encontrar o perfil do consumidor é fundamental para você criar um mix de produtos e serviços com mais chances de venda.
Além disso, você descobre quais são os melhores canais de divulgação do seu negócio, os melhores horários para divulgá-lo, bem como os melhores meios para atender o seu cliente.
Em vista disso, os recursos são melhor alocados, pois você não gasta dinheiro com propagandas que não surtem efeitos, e também não erra na compra de estoques que ficarão encalhados na sua prateleira.
Como levantar informações e traçar o perfil do consumidor?
Ainda que pareça fácil, traçar o perfil do consumidor exige bastante estudo e dedicação. Até porque você não pode criar a sua persona na base do achismo.
Geralmente as organizações perdem bastante tempo pesquisando para encontrar o cliente ideal para o seu negócio. Portanto, é preciso se atentar no passo a passo abaixo para encontrar o seu cliente ideal.
1 – Pesquise a sua clientela
Se você já tem um negócio estabelecido, o melhor a se fazer é uma pesquisa com os seus clientes. Para isso você pode oferecer alguma recompensa.
Por exemplo, você cria um cupom para uma determinada promoção e solicita os dados básicos de um cliente nele. Veja que a pessoa se sentirá motivada a preencher o cupom para concorrer a prêmios.
Depois é só compilar os dados e ver o resultado. É interessante que você encontrará pessoas com um perfil muito próximos uma da outra.
2 – Estude o comportamento do seu público
Depois que você levantou quem é a sua clientela, basta estudar o seu comportamento. Ou seja, entender quais são as redes sociais mais usadas, os horários que mais acessam a internet, os canais mais acessados etc.
Além disso, você também pode estudar outros comportamentos como os gostos para a realização de sorteios ou recompensas como forma de criar estratégias de marketing ainda mais efetivas para o seu negócio.
3 – Encontre a melhor forma de se comunicar com seu público
Por fim, você precisa ver como o seu público se comunica. São pessoas mais formais? Usam gírias? Frequentam restaurantes caros ou populares? Se expressam politicamente em redes sociais?
Encontrar essas respostas permite a criação de estratégias de marketing mais efetivas, além de treinar toda sua equipe de atendimento ao consumidor para conversar com seu lead da melhor maneira possível.
Quais são as vantagens de levantar o perfil do consumidor?
A principal vantagem em conhecer o perfil do seu consumidor é ter mais assertividade nas estratégias de marketing, com planejamentos mais adequados e redução de custo na captação de leads.
Afinal, você não gastará dinheiro com propagandas que não trazem resultados ao seu negócio. Além disso, você encontra o melhor canal para se comunicar bem como a linguagem correta do seu cliente.
O resultado é que o consumidor do seu produto terá uma experiência muito melhor, aumentando assim o seu grau de satisfação. Isso trará mais vendas para sua empresa.
Não só pelo fato do cliente consumir o seu produto com mais frequência, como também por ele indicar os seus produtos e serviços para mais amigos.
Portanto, o levantamento do perfil do consumidor não pode ser encarado como uma despesa, mas sim como um investimento que você faz e que trará retornos financeiros significativos para o seu negócio.