Afinal, o que faz um programador? Com o avanço da tecnologia diversos aparelhos são lançados no mercado. Por trás disso tudo, existem pessoas que criam, atualizam e desenvolvem softwares e aplicações que são chamados de programadores.
Atualmente, um programador está bastante disputado, muitas empresas estão à procura de uma pessoa especialista nessa área, pois um programador faz uso da tecnologia para criar softwares e recursos relacionados a TI.
No Brasil, existem aproximadamente cinco mil vagas disponíveis na área de programação. Entretanto, esse mercado é considerado difícil pois requer capacitação. A pessoa necessita entender como funcionam os mais variados tipos de sistemas operacionais. Além disso, vai exigir mais dedicação, experiência e muito estudo.
O que é um programador?
Afinal, o que é um programador? É a pessoa que cria, desenvolve e faz manutenções de software, também atua na área de sistemas relacionados a TI. Essas pessoas utilizam códigos em uma sequência de comandos para solucionar problemas como as correções, bugs e outros.
As principais áreas da programação são: front-end, back-end, mobile, data science, devops.
- Front-end – Por meio de códigos, desenvolve a parte gráfica de um site, normalmente com base em ferramentas da web (HTML, CSS e JavaScript).
- Back-end – Está relacionada com a segurança do banco de dados, feito também por meio de códigos.
- Mobile – Tem haver com o desenvolvimento de aplicativos para qualquer tipo de aparelho, seja smartphones, tablets e todos os aparelhos que utilizam o sistema operacional móvel.
- Data Science – Serve para extrair informação e Insights através de dados.
- Devops – Tem haver com a manutenção e otimização do software.
Onde trabalha um programador?
Um programador pode trabalhar em diversos lugares, mas os mais comuns são em empresas que usam tecnologia, de startup ou corporação e até mesmo em agências de marketing, telecomunicação e publicidade. Da mesma forma, também existem os programadores autônomos aqueles que não dependem de uma empresa específica.
Os principais tipos de programador
Vamos falar sobre os principais tipos de programadores.
Programador desktop – tem como função criar aplicativos, recursos e programas para PC desktop.
Programador de web – é responsável por criar sites e páginas na web.
Programadores mobiles – é responsável por criar os aplicativos para os aparelhos mobile
Programadores executivos – administra o processo de desenvolvimento de recursos e programas de software.
Programador de games – participa do processo desenvolvimento de jogos para aparelhos smartphones, tablets e PC.
O que preciso fazer para ser um programador?
Para se tornar um programador é preciso ter uma formação técnica nessa área, há diversos cursos que você pode fazer, ou até mesmo ingressar no ensino superior onde vai enriquecer o seu currículo. Assim facilitando na hora da entrevista de emprego. Sendo assim, uma boa opção é fazer um curso focado também em tecnologia.
Há inúmeros cursos superiores nessa área, veja exemplos: Análise e desenvolvimento de sistemas; Ciência da Computação; Engenharia de Software e outros.
Qual é o salário de um programador?
Atualmente no Brasil o salário de um programador pode variar entre R$ 2.774,00 e R$ 3.300,00. Mas existem profissionais que chegam a faturar mais do que esses valores. Isso vai depender do local onde o mesmo trabalha, região do país, dentre outros.
Esse mercado está em alta, a procura por esses técnicos é gigante, cada vez mais as empresas se preocupam com a segurança dos dados, e atualizações de software.
O que são linguagens de programação?
É um tipo de linguagem utilizada entre os programadores para facilitar a criação de programas e recursos. Essas linguagens geralmente são escritas por códigos com palavras-chave, símbolos e algoritmos.
Esse conjunto de códigos permite que o profissional tenha controle total das ações do software, podendo coordenar o armazenamento dos dados, e quais ações o sistema irá operar. Portanto, é importante dizer que todas as máquinas e dispositivos dependem das linguagens de programação, pois só assim vão efetuar seus comandos.
Principais linguagens de programação
As principais linguagens de programação são: JavaScript, Python, Java, PHP, CSS, C#, e C.
- Python
Também conhecida como open source, consideram essa linguagem como a mais fácil, muito utilizada por data science, desenvolvimento de aplicativos e outros. Sendo ela de código aberto, permite que os programadores façam alterações de acordo com as suas necessidades.
- JavaScript
É uma linguagem bastante popular entre os programadores,pois se tornou uma das três principais tecnologias da World Wide Web, permitindo utilizar recursos mais complexos na web, como o desenvolvimento de software.
- CSS
Também conhecido por Cascading Style Sheets, essa linguagem serve principalmente para mudar o estilo de uma página na web, podendo alterar a cor do texto, fonte e espaçamento entre blocos.
- Java
Tido como uma linguagem multiplataforma, é útil também na criação de jogos e programas e sistemas. O Java pode ser visto em diversas plataformas, como Android, Linux e Windows.
- PHP
Traduzido como Hypertext Preprocessor, essa linguagem é de script open source, pode ser usada para o desenvolvimento da web, principalmente na construção de sites. Exemplo de um site que utiliza essa linguagem é o WordPress.
- C#
Assim como o Java, também é uma linguagem multiplataforma, muito útil na criação de plataformas web, dispositivos móveis e aplicações desktop, pode ser usada como ASP NET MVC na web.
- C
Essa linguagem se desenvolveu com base em outras linguagens de programação, exemplo o JavaScript. O objetivo dessa linguagem é criar sistemas operacionais através de um conjunto de comandos.
Considerações finais: O que faz um programador?
Como vimos durante a leitura deste artigo, um programador é um profissional responsável por criar e monitorar o funcionamento do software, fazendo testes e codificando para que tudo funcione corretamente.
Sendo assim, volto a dizer que cada vez mais esse mercado está crescendo, devido ao fato de que existe uma grande procura por programadores. Principalmente por empresas que utilizam a tecnologia em seus negócios.
Também sabemos que a tecnologia está sempre inovando e cada vez mais tecnologias irão surgir, então pesquise e estude, que o seu futuro está logo à frente. Se gostou desse artigo, compartilhe com mais pessoas.