Cada vez mais pessoas estão usando moedas digitais como Bitcoin e Ether, principalmente por causa do potencial da web 3.0 e do crescimento do metaverso. No entanto, muito poucas pessoas ainda entendem como as criptomoedas operam hoje.
A tecnologia Blockchain e a criptografia são usadas por esses ativos para garantir a legitimidade das transações e regular a criação de novas unidades.
Eles são descentralizados, o que indica que nem a supervisão governamental nem a emissão por instituições financeiras fazem parte dessa característica.
Investir em criptomoeda é arriscado, assim como qualquer outro tipo de investimento. No entanto, muitas pessoas e empresas acham que é uma ótima perspectiva de investimento e estão implementando esse método de pagamento em seus negócios online, um grande exemplo disso é a 20Bet mobile que tem como opção os pagamentos e retiradas em criptomoedas.
Mas é realmente benéfico? É preciso primeiro entender o que é criptomoeda e como ela funciona para descobrir.
As moedas virtuais agora podem ser usadas para fazer compras de produtos e serviços em qualquer lugar do mundo, além de serem trocadas em bolsas, bancos e corretoras. Eles também são cada vez mais aceitos como forma de pagamento, de acordo com a tendência.
Criptomoeda: O que é?
Descrito de forma simples, uma criptomoeda é um ativo digital que executa e rastreia transações usando criptografia baseada em criptografia. Não existem moedas ou notas reais; é apenas dinheiro digital.
Esses ativos não possuem uma autoridade central ou órgão regulador que controle a movimentação de dinheiro, ao contrário das moedas tradicionais.
Além disso, é possível comprar, enviar e receber criptomoedas diretamente dos usuários sem o uso de intermediários como bancos ou administradoras de cartão de crédito. Esses fatores os tornam considerados descentralizados.
No entanto, apesar de sua natureza descentralizada, muitas nações já começaram a regular o setor de criptomoedas para aumentar a segurança do investidor.
Como funcionam as moedas digitais?
Você deve primeiro entender o que é blockchain para compreender como as criptomoedas operam. Em essência, é um banco de dados que acompanha e autentica todas as transações envolvendo ativos digitais.
Isso indica que, em vez de serem mantidos em um servidor centralizado, os dados da transação são mantidos em uma rede de computadores descentralizada. Códigos de transferência e saldos de carteiras, por exemplo, são registrados nesse sistema.
Além disso, como nenhum dado pessoal está conectado à transação, as transferências podem ser feitas anonimamente.
A moeda digital é criada usando criptografia, garantindo transferências seguras.
Este sistema também protege os dados no blockchain de ataques de hackers e outros tipos de fraude, bem como protege contra a duplicação ou falsificação de ativos digitais.
As criptomoedas não são apenas consideradas como um tipo de investimento, mas também são cada vez mais reconhecidas como um método de pagamento para a compra de bens e serviços, principalmente nos Estados Unidos e em países europeus.