Marketing de conteúdo para uma loja online: 4 dicas

Marketing de conteúdo para uma loja online: 4 dicas

A estratégia, como em todas as atividades de marketing, é essencial quando falamos em marketing de conteúdo.

Como criá-la? Quais são seus elementos importantes? Descrevemos o que não pode faltar em uma boa estratégia de marketing para sua loja virtual.

Antes de passarmos para a criação de qualquer conteúdo, você precisa começar do básico, ou seja, conhecer seu público-alvo. Então você precisa descobrir quais interesses e problemas ela tem para ser capaz de atender suas expectativas.

1. Pesquisar

Antes de começar a escrever um post sobre um tópico, veja como as pessoas o pesquisam nos mecanismos de busca. Usando as ferramentas apropriadas, verifique as palavras-chave e as perguntas que correspondem ao problema/setor de sua loja. 

Por exemplo, é importante pesquisar palavras-chave como “cupom de desconto“, desconto, e outros termos referentes ao nicho da sua loja para saber o que as pessoas estão buscando sobre o assunto.

Então você pode escrever sobre esses temas e sanar as dúvidas das pessoas, trazendo elas para que conheçam seu site.

2. Planejamento

Para usar o conteúdo para atrair visitantes e direcionar tráfego para seu site (e para que seu site envie sinais de SEO relevantes para o Google), é muito importante criar conteúdo que tenha um valor de uso específico para o público.

Alguns conteúdos são bastante populares, e por isso, a estratégia de marketing de conteúdo desempenha um papel decisivo: se os usuários preferem um determinado tipo de conteúdo, por exemplo, comparações de produtos, adicionar gráficos de informações não trará os benefícios apropriados.

Visão geral dos seus tipos de conteúdo favoritos:

-instruções práticas,

-guest posts em blogs e revistas,

-declarações práticas,

-Conteúdo gerado por usuários

-distinções e prémios,

-comparações de produtos e análises de mercado,

-gráficos de informação,

-auxiliares de decisão e instruções de compra,

-vídeos de produtos,

-estudos de caso,

-classificações do usuário.

O objetivo deve ser construir confiança com o conteúdo que você cria. Você tem que mostrar ao cliente que você é um especialista em sua área e que seu produto/serviço também é de alto padrão.

3. Criação

Somente depois que o conteúdo desejado for pesquisado com a ajuda de ferramentas de pesquisa de palavras-chave,  você poderá atribuí-lo ao tipo de conteúdo fornecido e trabalhar no texto.

Para construir gradualmente um banco de dados de problemas em seu site, o conteúdo que você cria deve se destacar. Para tanto, eles devem se complementar, como uma verdadeira base de conhecimento. Os links internos são, portanto, lógicos não apenas por motivos de SEO, mas fornecem ao blog, entre outros, autoridade e é incrivelmente útil em termos de construção de confiança.

Deve ser lembrado que sem atividades de SEO, mesmo o melhor conteúdo terá apenas uma chance limitada de sucesso. Afinal, o conteúdo também é produzido para o Google, mesmo que os sinais do usuário sejam atualmente o fator de classificação mais importante.

4. Distribuição

Twitter, Facebook, Instagram. Para que os potenciais clientes se interessem pelo que você escreve, e assim seu site, marca e, claro, os produtos que você oferece, você também deve estar presente nas redes sociais.

No entanto, antes de apenas criar uma página no Facebook, criar algumas postagens e esperar que as pessias o encontrem, você precisa descobrir exatamente onde pode encontrar seu público-alvo.

O que você deveria fazer:

  • Faça uma análise do seu público-alvo 
  • Descubra quais são as preferências deles e selecione apenas os sites onde eles estão presentes.
  • Ajuste a comunicação ao público-alvo

Escolha a forma de comunicação adequada com o público e use os canais de mídia social mais eficientes. Por exemplo, os grupos do Facebook atualmente têm mais alcance do que as páginas.

Identifique influenciadores

Os influenciadores importantes para um determinado assunto, ou seja, pessoas de confiança do seu público, geralmente têm uma capacidade extremamente ampla que você pode usar para seus objetivos.

No entanto, é aconselhável ter cautela ao avaliar. Por exemplo, se um influenciador tem 100.000 seguidores, mas seu nível de interação com seu público é insignificante, é melhor investir seu dinheiro em um influenciador que tenha um alcance menor, mas um nível de interação maior.

Como você pode ver também nesse aspecto, uma estratégia de marketing de conteúdo bem definida é de grande importância. Sem a análise do público-alvo, você não pode criar ou se beneficiar do conteúdo.