Como aumentar as visitas ao site gratuitamente

Como aumentar as visitas ao site gratuitamente

O website é a minha ferramenta de web marketing preferida, porque é o coração de um projeto ou empresa online, mas sobretudo porque os resultados que consegue obter são muito meritocráticos.

Quanto melhor o seu conteúdo, mais tráfego e consequentemente os resultados.

Por que grátis?

Quis acrescentar o adjetivo “grátis” para enfatizar a meritocracia dessa ferramenta. Milhares de pessoas conseguiram alcançar resultados extraordinários apenas com empenho e competência, sem investir nenhum centavo em publicidade.

Quando falamos em tráfego do site, com certeza o primeiro pensamento que nos passa pela cabeça é SEO ou Search Engine Optimization, que é a possibilidade de estar presente no Google entre as primeiras posições.

No entanto, este não pretende ser um tutorial específico sobre este tema, mas sim um conjunto de DICAS práticas que também envolvem SEO.

Ative as ferramentas do Google

Primeiro, recomendo que você ative as ferramentas do Google:

Google Analytics, que permite analisar as visitas ao site

e Google Search Console a única ferramenta que permite que você se comunique com o Google.

Ao ativar o Console, você pode fornecer o mapa do site do seu site para informar ao Google exatamente quais páginas você deseja otimizar e com qual prioridade.

Você também pode ver quais palavras-chave estão gerando mais tráfego e se há algum erro que possa finalizá-las, para que você possa corrigi-las.

As 2 características fundamentais

Antes de continuar quero lembrá-lo que para estar pronto para receber tráfego seu site deve ter duas características fundamentais: velocidade em aparelhos móveis em primeiro lugar.

A maior parte do tráfego da web hoje vem de smartphones, então você precisa ter certeza de que as páginas são exibidas rapidamente e são claras mesmo nos menores dispositivos. Todo site precisa ter ótimos conteúdos otimizados para celular, como exemplo citamos o site da Bet22, um site de apostas para todos os lugares do mundo.

Bem, agora estamos prontos para ir com o conteúdo real desse vídeo.

Então vamos começar com algumas dicas para atrair tráfego graças ao uso de técnicas de SEO.

SEO

Melhore o conteúdo existente. Se você já tem um site ativo há algum tempo, acesse o Google Analytics e identifique as páginas que trazem mais tráfego de forma orgânica, ou seja, não de campanhas pagas. Concentre-se nessas páginas e melhore-as.

É mais fácil levar uma página da 3ª página do Google para a 1ª página do que trazer uma nova, além disso sua página pode ser indexada por um conjunto de palavras-chave, mas você pode adicionar mais.

Por exemplo, se sua página for a primeira para a palavra-chave:

  • Painéis para construção verde, não é certo que seja para as palavras: painéis isolantes, revestimento térmico, revestimento isolante, etc.
  • Todas as palavras que geram tráfego interessante para o seu produto.

Se você não sabe quais palavras adicionar ou quais seus clientes em potencial estão procurando, você pode obter ajuda na ferramenta https://ahrefs.com/keyword-generator.

Digite sua palavra-chave principal e ela retornará várias outras palavras relacionadas. Certifique-se de que os mais interessantes estejam presentes em seu texto e que os principais estejam incluídos nos títulos dos diferentes parágrafos.

Uma segunda otimização que você pode fazer no conteúdo existente é otimizar o comprimento do título e da descrição.

Para cada uma de suas páginas, o Google cria uma pequena prévia que é o que aparece no serp. Se você usa o WordPress, provavelmente instalou um plugin que permite otimizá-lo, ou seja, inserir um título e uma descrição personalizada. Você deve ter cuidado para que o comprimento deles esteja de acordo com os padrões do Google para ser mais agradável

Você pode usar o site https://serpsim.com/ para saber como sua página é exibida e entender quais otimizações fazer.

Criar novo conteúdo

Agora que você já viu qual conteúdo é mais lido pelos usuários, você pode ver se todas as áreas do seu negócio estão cobertas. Você aparece em uma boa posição para todas as palavras-chave que lhe interessam?

Se a resposta for não, comece a escrever, mas primeiro você pode assistir ao meu vídeo “Como escrever para SEO” onde explico exatamente o que você precisa fazer para estar seguro.

Links internos

Ao criar um novo conteúdo, lembre-se de verificar se ele pode ser vinculado a outra página do seu site que já tenha tráfego.

Por exemplo, se você tem uma página com muito tráfego que fala sobre “Receita para fazer pizza” e cria uma nova página para a palavra “Molho de tomate para pizza”, você pode vincular a nova página como uma análise detalhada a o primeiro.

Os links internos são um fator importante para o usuário, mas também para o Google, que poderá escanear melhor seu site.

Comentários

Se você tiver um site com um blog, notícias ou insights, insira uma seção de comentários. Os comentários também são indexados para que você tenha um conteúdo mais longo que realmente responda às perguntas dos usuários.

Além disso, conteúdo com muitos comentários fornece ao Google um sinal de qualidade.

Postagem de convidado

Guest posts são conteúdos de qualidade postados em outros sites relacionados ao seu.

Estes têm um efeito duplo:

  • Você terá visitas diretas dos leitores do site que hospeda seu artigo
  • O Google vê um link de receita de outro site semelhante ao seu como um sinal positivo.

Tenha o cuidado de selecionar cuidadosamente o portal no qual publicar, o Google não gosta de links forçados e pode até bani-lo.

Faça uma análise aprofundada e estabeleça um relacionamento com o proprietário do site para entender se o conteúdo pode ser de valor para seus usuários.

Obviamente, guest posts podem ser tanto gratuitos quanto pagos, se você quer começar e principalmente se quiser criar algo realmente duradouro, foque em criar conteúdo extraordinário que queira ser publicado com prazer pela outra parte.

4 Dicas essenciais

Concluímos este artigo com 5 dicas simples, mas muito eficazes:

– Insira notificações push em seu site.

O usuário pode se cadastrar com um simples clique e receberá notificações em seu navegador toda vez que publicar um novo conteúdo.

Comparado ao Newsletter é um modo mais rápido e menos abusado.

– Aproveite a assinatura de e-mail

Você pode inserir o link do seu conteúdo mais recente na assinatura do e-mail, não se limite a inserir apenas o link para a home do site mas coloque um pequeno CTA para seduzi-lo a ver aquele conteúdo específico.

Altere o link para continuar atraindo seus usuários a clicar.

– Botões de compartilhamento

Se o seu conteúdo for realmente útil, os usuários desejarão compartilhá-lo ou salvá-lo, insira os botões de compartilhamento social para lembrar e sugerir ao usuário que o faça.