Manutenção da casa: Entenda a importância para seu patrimônio

A manutenção da casa é extremamente importante para seu bom funcionamento, evitando problemas e dores de cabeça para seus moradores. No entanto, muitas pessoas se sentem perdidas na hora de planejar os serviços e iniciar os ajustes necessários.

Se você está nesse grupo, agora é a hora de aprender a definir prioridades, escolher o melhor momento para contratar serviços e ainda conferir algumas dicas para facilitar sua vida no processo. 

A importância da manutenção de casa

A limpeza desempenha um papel importante na funcionalidade, segurança e conforto da sua casa. Para que tudo funcione como está, é preciso garantir que essa medida preventiva seja mantida mesmo que nenhuma violação tenha sido comprovada.

Problemas mais sérios são causados ​​por pequenas imperfeições que, se não forem percebidas, causam muito mais danificação. 

Dependendo do caso isso pode significar não apenas um incômodo para sua família, mas também custos elevados e até risco de acidente ou morte.

Como você sabe, quanto maior o reparo maior o problema. Consequentemente, evitar esses inconvenientes é o melhor caminho. verificações regulares são necessárias, especialmente se forem realizadas por especialistas treinados. 

O lar é usado diariamente. Dentro dele opera uma dinâmica que pode desgastar sua estrutura, suas instalações elétricas e sanitárias, seu telhado, suas aberturas, etc.

Para que todos esses aspectos permaneçam utilizáveis, seguros e agradáveis ​​de usar, deve ser cuidado regularmente. Um bom exemplo é ter por perto o número uma desentupidora e dedetizadora em São Paulo

Período de manutenção ideal

O período de manutenção adequada irá variar dependendo do que você pretende fazer. Alguns serviços merecem atenção mais frequentemente, enquanto outros podem ser feitos uma vez por ano.

Algo tão simples como limpar o ar condicionado pode nem parecer “manutenção” para você, mas deixá-lo sujo pode afetar outros aspectos, como a qualidade da pintura da sua casa.

Bem como a limpeza do tanque de água, verificação de tomadas e interruptores e fossas sépticas que requerem manutenção frequente. 

Se esta verificação não for realizada Isso pode criar grandes problemas e custos adicionais para o orçamento familiar. Além disso, ainda há grandes manutenções que exigem mais dinheiro ou mais esforço.

Este último pode ser programado para as eras mais favoráveis ​​do ano, como suas férias ou o horário em que você está na sua casa de praia (que também precisa de manutenção, é bom lembrar disso). 

Ainda é importante saber que todos os serviços ao ar livre são mais fáceis de realizar durante o verão, principalmente devido à menor incidência de chuvas.

Por que fazer prevenção domiciliar

Você já sabe o quanto é importante manter sua casa em dia. É hora de dar uma olhada em você e os outros moradores. Como vou me beneficiar desse cuidado?.

Prevenir o futuro e maiores danos

“É melhor prevenir do que remediar”, como diz o ditado. Um pequeno problema que você resolveu hoje. Será um grande problema amanhã que não existe. A tarefa de planejar ou manter sua casa é inúmeras vezes menor do que lidar com algo que já deu errado.

Não convencido? Faça as contas: uma coisa é remunerar alguém para analisar os cabos e tubulações em sua casa e encontrar pequenos problemas que podem ser retificados de maneira fácil e barata. Agora, ignorar essa possibilidade e “deixá-la em paz até que algo aconteça” pode ser a escolha com pequenos vazamentos quase imperceptíveis que penetram nas paredes e colocam em risco toda a estrutura da casa.

Em última análise, você terá que pagar para consertar vazamentos, substituir encanamento, consertar rachaduras e fendas nas paredes e até pintar a sala. O que você acha? O dano é muito maior, não é?

Segurança da família

Além dos aspectos materiais para os quais a manutenção da casa é importante, necessitamos falar sobre a importância de garantir a segurança e a integridade física dos moradores.

Se sua casa tem crianças ou idosos, o grau de relevância é ainda maior, pois sua percepção de situações perigosas e sua capacidade de reação são bastante reduzidas.

O desgaste natural do uso das instalações domésticas, seja fiação, tubulações, encanamentos, paredes, telhados ou qualquer outro, pode causar situações catastróficas como curtos-circuitos, incêndios, desabamentos, etc. Você consegue imaginar alguma dessas coisas acontecendo quando seu filho ou sua mãe estão sozinhos em casa?

Consequentemente, é mais importante do que o valor consumido na manutenção preventiva da casa ou o incômodo de revisar tudo de vez em quando para garantir que seus entes queridos estejam protegidos quando você sair de casa.