O implante dentário é uma procedimento cirúrgico que consiste na instalação de um dispositivo de titânio para substituir a raiz e sustentar uma prótese. Pode ser aplicado em pacientes que perderam um ou mais dentes e procuram uma qualidade de vida melhor.
Mesmo que as pessoas relacionem a perda de dentes à idade, na verdade, qualquer pessoa pode acabar nesta condição. E, por mais desconfortável e embaraçoso que possa ser, há muitas situações que podem levar a isso, como pancadas, acidentes, má higiene bucal (acarretando cáries e doenças), etc. Diante disso, qualquer pessoa pode acabar precisando de um implante dentário.
O implante de dente é importante não apenas para questões de estética facial e autoestima, mas também para a saúde e para facilitar as ações básicas do dia a dia que se tornaram difíceis com a ausência de um ou mais dentes, como falar e se alimentar. Além de machucar a gengiva com muito mais facilidade, já que ela fica exposta, e correr o risco dos dentes que ainda estão na boca entortarem para o espaço vazio.
Algumas pessoas, mesmo precisando, deixam de realizar o procedimento por medo e receio de ser doloroso, porém, como qualquer cirurgia um pouco mais invasiva, a colocação do implante dentário é feita com o uso de anestésicos locais, assim o paciente não sente dor. Então, para quem tinha esse receio, não precisa ter mais. O mesmo vale para o pós-cirurgia, por um tempo, pode haver um desconforto, porém com o uso de analgésicos e anti-inflamatórios, é fácil de suportar.
O processo todo, desde o diagnóstico até a cirurgia em si, possui algumas etapas até chegar o dia da realização do procedimento, há o planejamento cirúrgico, exames clínicos, de imagens e laboratoriais, além de avaliações das condições sistêmicas e de saúde.
O tempo entre a cirurgia, ou seja, da instalação dos implantes, até a colocação das próteses, pode variar, chegando em até seis meses de tratamento dependendo da região implantada, pois os ossos precisam de tempo para sua osseointegração.
Esperamos que a leitura desse artigo tenha tirado todas as suas dúvidas em relação aos implantes dentários e aqueles possíveis medos da sua cabeça em realizar o procedimento. Então, agora que já tem todas as informações necessárias, você está pronto para ir atrás do seu dentista, começar seu tratamento de reabilitação oral com implante dentário e recuperar aquilo que você tem de mais bonito, o seu sorriso.