Quem trabalha com marketing digital sabe que, além de pensar em ações de grande impacto, é preciso ficar atento às métricas de diferentes tipos. Uma das mais interessantes e das mais importantes é, sem dúvida, o CAC.
Com as ferramentas disponíveis na internet hoje, qualquer empresa que deseja entender melhor os seus números, como a quantidade de acessos no site, por exemplo, pode obter esse dado em poucos minutos.
Depois de entender isso, é muito comum que diversas companhias optem por conhecer as informações relacionadas às suas campanhas de marketing. Afinal, é por esses dados que se torna possível entender mais sobre os retornos de uma campanha.
Por isso, seja para saber quantos potenciais clientes clicaram em um anúncio sobre conserto vazamento telhado, é possível consultar essa informação rapidamente.
Mas, para além dessa e de outras métricas, há uma fundamental, que é o CAC. Neste artigo, o leitor pode entender mais sobre o que é o CAC, como reduzir e algumas etapas para calculá-lo.
O que é CAC?
O CAC (Customer Acquisition Cost) é a sigla que se refere ao Custo de Aquisição de Clientes. Na prática, ele mostra quanto uma companhia está investindo na conquista de cada novo consumidor da sua marca.
Para que o CAC possa ser obtido de maneira correta, é preciso considerar todo o trabalho realizado pela equipe na companhia no funil de vendas. Essas etapas incluem:
- Atração de visitantes;
- Nutrição de leads;
- Encantamento;
- Fechamento da compra.
Sendo assim, para que uma empresa de manutenção de nobreak sms possa ter clareza no que diz respeito a esse custo, é indicado que ela já possua um controle sobre o processo de vendas, desde a quantidade de clientes que pode gerar e qual é o custo de cada fase.
Quanto maior for o número de informações que a companhia tiver sobre o ciclo de vendas dela, maior será a facilidade em obter o custo de aquisição de cada novo cliente, podendo inclusive ajustar pontos que ajudem a tornar essa métrica ainda melhor.
Como reduzir o CAC?
Não importa qual seja o segmento de atuação de um estabelecimento, que pode ir desde um lar para idosos acamados até uma loja de perfumes: é sempre necessário encontrar alternativas que permitam diminuir o CAC.
Existem várias maneiras de se fazer isso. Entre elas, estimular o alinhamento das equipes de marketing e vendas é um ótimo começo, isso porque ambos os setores estão diretamente ligados às vendas da empresa.
Para além disso, opção como realizar ações de inbound marketing, investir em marketing de conteúdo é altamente indicado. Há também outras alternativas, como criar programa de pontos de conversão e de indicação, automatizar o marketing ou apostar em Inside Sales.
Todas essas ações fazem com que os custos de aquisição de empresas, como as de uniforme para recepcionista de hotel, seja menos oneroso e possa ser mais vantajoso financeiramente para a companhia.
3 dicas de como calcular o CAC
O cálculo do CAC é relativamente simples, podendo ser realizado em um passo a passo descomplicado. Para tanto, basta ter acesso a alguns dados importantes em mãos.
Definir o período
Para calcular o CAC, a primeira dica é justamente saber qual o período que se deseja entender melhor. Ele pode ser variado, como em uma data específica ou mesmo em um padrão que seja mais interessante para a companhia.
Saiba como funciona o cálculo do décimo terceiro
Especificar esse ponto é uma maneira de garantir que o número real vai ser obtido. Dessa forma, é possível ter maior tranquilidade na gestão da companhia.
Identificar custos e quantidade de clientes
Depois de definir o período, é essencial identificar quais foram os custos envolvidos no processo. Isso envolve despesas de marketing e vendas, por exemplo, para que nada fique de fora.
Também é preciso fazer o levantamento da quantidade total de clientes que foi conquistada dentro do mesmo período, uma vez que ambos serão necessários para o cálculo.
Fazer o cálculo
Por fim, basta somar as despesas do período e dividir esse valor pela quantidade total de clientes que foram conquistados dentro do prazo estipulado.
Com o CAC já definido, pode-se ainda cruzar essa métrica com outras que também são relevantes, tais como o Lifetime Value, o ROI e o Ticket médio.
Considerações finais
É inegável que o marketing digital trouxe uma série de facilidades para a gestão de empresas, de modo especial para as que atuam pela internet.
Afinal, saber quais são os custos envolvidos na aquisição de novos clientes permite uma administração centrada, equilibrada e eficiente.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.