A princípio, criar uma página atrativa e com uma aparência moderna pode ajudar a fortalecer a presença digital da sua empresa. Entretanto, só isso não é o suficiente.
Desse modo, um site responsivo projetado para atender a todos os tipos de dispositivos se mostra umas das etapas mais relevantes desse processo, contribuindo tanto para uma boa experiência do usuário, quanto para um melhor rankeamento nos motores de busca.
Dito isso, hoje apontaremos algumas razões pelas quais você deveria aderir a essa prática, além de explicarmos a fundo como ela funciona. Confira!
O que é um site com design responsivo?
Uma pergunta: ao entrar em um website, seja ele institucional, de esportes ou até mesmo de notícias, você o faz via computador ou smartphone?
A verdade é que, caso o portal escolhido não possua um design responsivo, é provável que você tenha dificuldades para abri-lo de um celular, por exemplo, já que os elementos da página ficarão pequenos e distorcidos.
Em suma, o design responsivo tem o papel de adequar os componentes do site de uma forma harmônica e organizada, permitindo que os usuários consigam acessá-los de qualquer dispositivo (celulares, notebooks, desktops, Ipads e etc).
Contudo, não confunda design responsivo com versão mobile, já que ambos são conceitos distintos. Entenda melhor no próximo tópico.
Design responsivo e versão mobile, qual a diferença?
Basicamente, o design responsivo tem como único objetivo fazer com que o site possa ser visto em diferentes telas.
Já a versão mobile é como se fosse um portal criado à parte, o qual só poderá ser aberto em determinado aparelho.
Em síntese, investir na primeira opção é sempre o melhor caminho. Todavia, caso não tenha condições ou seu projeto ainda não esteja concluído, criar uma versão mobile pode ser uma boa ideia – a inserção de plugins que alteram automaticamente o layout da página também pode ajudar.
Design responsivo: 8 razões que provam sua relevância no cenário digital
Aprimoramento da experiência do usuário
Sempre que você proporciona uma experiência agradável para o seu cliente, as chances dele escolher o seu produto ou serviço aumenta consideravelmente.
Por outro lado, uma má experiência na jornada de compra faz com que seu público opte pelos seus concorrentes e nunca mais retornem para o seu site.
Desse modo, websites com design responsivo colaboram para que os usuários que acessam sua página saiam satisfeitos com as informações obtidas, independente do dispositivo utilizado durante o acesso.
As pessoas estão cada vez mais usando seus smartphones
Não é novidade para ninguém que as pessoas estão cada vez mais dependentes dos seus celulares. Conforme alega o IBGE, o celular é o principal dispositivo utilizado pelos brasileiros para acessar a internet.
No total, estima-se que aproximadamente 4 bilhões de pessoas se mantêm conectadas via dispositivos móveis ao invés de desktops.
Em suma, esses números tem tudo para crescer nos próximos anos, ao passo que, deixar de investir num site responsivo pode trazer grandes prejuízos para o seu negócio.
Página muito mais veloz
Uma das métricas de SEO estabelecidas pelo Google está diretamente relacionada à velocidade de carregamento de uma página. Nesse sentido, o recomendado é que os elementos posicionados acima da dobra carreguem em 1 segundo (ou menos) e o resto do conteúdo em no máximo 2 segundos.
Veja que é praticamente impossível para websites com versão desktop alcançarem esses números, o que prejudica não só a experiência do usuário, mas também o posicionamento nas opções de busca.
Desse modo, o design responsivo contribui para que o carregamento do portal se dê de uma forma veloz, devido ao seu formato mais leve e compatibilidade com diversos aparelhos.
Aumento no número de conversões
Ainda falando sobre a experiência do usuário, o design responsivo tem a capacidade de aumentar consideravelmente a sua taxa de conversão.
Isso porque ao entrar num site bem organizado e com todas as informações sendo carregadas rapidamente, seu cliente se sentirá mais disposto a realizar uma compra ou entrar em contato com você.
Além disso, estar atento à taxa de rejeição é extremamente importante para qualquer empreendedor digital. Afinal, quanto mais alta ela estiver, maiores serão as chances do Google punir o seu site e reduzir seu alcance.