A aromaterapia é um tratamento holístico de cura que utiliza extratos naturais de plantas para promover saúde e bem-estar. Às vezes é chamada de terapia com óleo essencial.
A aromaterapia usa óleos essenciais aromáticos medicinalmente para melhorar a saúde do corpo, da mente e do espírito. Ele melhora a saúde física e emocional.
A aromaterapia é considerada uma arte e uma ciência. Recentemente, ela ganhou mais reconhecimento nos campos da ciência e da medicina.
Aromaterapia: 10 principais benefícios
1. Reduz o estresse
O estresse faz parte da vida e afeta a todos de maneiras diferentes. Embora seja quase impossível evitar, existem maneiras de gerenciá-lo.
O óleo essencial de lavanda é cientificamente comprovado para reduzir o estresse. A alfazema acalma o sistema nervoso, baixando a pressão sanguínea, a frequência cardíaca e reconfigurando as ondas cerebrais para ajudá-lo a ficar mais relaxado.
Os melhores óleos essenciais para o estresse são: lavanda, capim-limão, gerânio, jasmim e camomila
2. Alivia a ansiedade
De acordo com a Anxiety and Depression Association da American, 18,1% dos adultos norte-americanos tiveram um transtorno de ansiedade no ano passado. São 40 milhões de pessoas que sofrem dessa doença mental todos os dias. Como resultado, muitas pessoas procuram uma solução natural, razão pela qual os óleos essenciais se tornaram cada vez mais populares.
Em um estudo do American College of Healthcare Sciences, os pacientes receberam massagens nas mãos uma vez por dia durante uma semana com uma mistura de óleo essencial, que consistia de lavanda, bergamota e olíbano.
Os pacientes relataram menos dor e depressão, e os resultados confirmaram que a massagem com esta mistura de óleo essencial tem um poder de cura mais forte quando se trata de controle da dor e da depressão em comparação com a massagem sozinha.
Melhores óleos essenciais para a ansiedade: rosa, lavanda, bergamota, camomila
3. Aumenta a energia
Você costuma experimentar a temida queda das três da tarde? O café acabou e você está perdendo o fôlego. Em vez de pegar sua quarta xícara, por que não tentar uma alternativa natural à cafeína?
A boa notícia é que existem óleos essenciais que podem revigorar os sentidos e dar-lhe vitalidade durante os passos. Todos os óleos cítricos, especialmente o limão, são preenchidos com terpenos antioxidantes, como o limoneno, que têm efeitos naturalmente energizantes.
De acordo com um estudo publicado no Journal of the International Society of Sports Nutrition, a hortelã-pimenta aumenta o desempenho nos exercícios, aumenta a concentração de oxigênio no cérebro, o desempenho e diminui a exaustão.
Melhores óleos essenciais para aumentar a energia: hortelã – pimenta, limão
4. Melhora o foco
Você está se esforçando para prestar atenção à tarefa em questão? Quando se trata de melhorar a concentração, a memória e o desempenho cognitivo, os óleos essenciais podem fazer maravilhas.
Melhorar a função cerebral é um dos principais motivos pelos quais as pessoas recorrem aos óleos essenciais. Contendo antioxidantes que combatem os radicais livres, a aromaterapia é útil para pessoas com Alzheimer, demência e outras doenças mentais .
Melhores óleos essenciais para melhorar o foco: alecrim, manjericão e sálvia
5. Reduz a dor física
Em uma revisão publicada na Pain Research and Treatment, a aromaterapia tem um impacto positivo maior em comparação aos placebos ou tratamentos de controle, quando se trata de diminuir a dor – especificamente, a dor ginecológica, pós-operatória e obstétrica.
Melhores óleos essenciais para reduzir a dor física : eucalipto, açafrão, camomila, tomilho e gengibre
6. Melhora o sono
Em termos de soníferos eficazes, os óleos essenciais são populares por suas propriedades sedativas naturais. Está cientificamente comprovado que o óleo de lavanda promove um sono reparador.
De acordo com um estudo publicado na revista Nursing in Critical Care, o óleo de lavanda melhorou a qualidade do sono entre os pacientes na unidade de terapia intensiva coronariana. Os participantes que inalaram óleo de lavanda por 15 dias mostraram melhorias significativas na qualidade do sono em comparação com o grupo de controle que não recebeu terapia.
Melhores óleos essenciais para melhorar o sono: camomila, ylang ylang e bergamota
7. Ajuda na digestão
Estômago virado? Sofrendo de diarréia ou indigestão? Os óleos essenciais podem ajudar a manter a saúde digestiva, estimulando as enzimas digestivas, que ajudam a quebrar os nutrientes.
Para reduzir a dor abdominal e aliviar os gases, o óleo de gengibre tem propriedades curativas comprovadas . A hortelã-pimenta é útil no tratamento da SII.
Melhores óleos essenciais para ajudar na digestão: gengibre, hortelã-pimenta, erva-doce, baga de zimbro
8. Fortalece seu sistema imunológico
Com a medicina moderna, a resistência aos antibióticos está se tornando um grande problema. É aqui que entram os óleos essenciais.
Devido às suas propriedades anti inflamatórias, os óleos essenciais são úteis no combate a infecções. Por exemplo, o orégano é conhecido por suas propriedades antivirais e antibacterianas que protegem o corpo contra infecções bacterianas.
Os melhores óleos essenciais para fortalecer seu sistema imunológico: orégano, gengibre, mirra, eucalipto, olíbano
9. Equilibre seus níveis de hormônio
Você está lutando com SOP ou infertilidade? Óleos essenciais como rosa e gerânio são cientificamente comprovados para ajudar as mulheres com problemas com seus níveis de estrogênio.
De acordo com um estudo publicado na revista Neuro Endocrinology Letters, os óleos essenciais podem afetar o estrogênio e ajudar as mulheres com os sintomas da menopausa e níveis mais baixos de estrogênio.
Os melhores óleos essenciais para equilibrar seus níveis hormonais: sálvia, gerânio e tomilho
10. Aumenta a saúde do cabelo naturalmente
Você quer cabelos mais grossos e fortes? Sofre de caspa ou couro cabeludo seco? Para evitar o uso de produtos químicos agressivos, os óleos essenciais estão sendo usados em produtos para o cabelo como uma alternativa segura para promover a saúde do cabelo.
Depois de usar óleo de alecrim por seis meses, a quantidade de cabelo aumentou significativamente entre os participantes deste estudo com alopecia androgenética ou calvície de padrão masculino ou feminino.
Melhores óleos essenciais para o crescimento do cabelo: árvore do chá, alecrim, mirra e helichrysum.
Conclusão
Mais importante ainda, preste atenção e leia atentamente a segurança dos produtos antes de usar – especialmente se você tiver um problema de saúde.
Você está pronto para experimentar o poder de cura dos óleos essenciais? Se você está procurando uma abordagem natural e holística para a saúde, não procure além da aromaterapia – e certifique-se de fazer sua pesquisa com antecedência para encontrar a que é certa para você.