Ansiedade ao dirigir

Ansiedade ao dirigir: 11 etapas acionáveis ​​para superar seu medo

A ansiedade ao dirigir é comum e afeta pessoas de todo o mundo. Embora dirigir possa parecer natural para algumas pessoas, pode evocar medo, ansiedade e pânico em outras.

Se você sente ansiedade ao dirigir, a simples ideia de se sentar ao volante pode deixá-lo nervoso. Em alguns casos, a ansiedade ao dirigir pode resultar de uma situação específica, como dirigir em túneis ou pontes. 

A ansiedade ao dirigir pode ser superada com a ajuda profissional de um terapeuta. Clique abaixo para agendar sua consulta.

Ansiedade de condução: medo racional ou irracional?

O medo é categorizado como uma das sete emoções universais. Embora variando em intensidade e nuances, todos experimentam medo várias vezes ao longo da vida.

Na verdade, o medo não é exclusivo dos humanos: foi comprovado que animais e outros organismos vivos respondem ao medo. 

O medo decorre de uma ameaça real ou imaginária de dano. Podem ser ameaças emocionais, físicas ou psicológicas.

Tradicionalmente, o medo era considerado uma emoção negativa. No entanto, isso mudou com o tempo, pois o medo provou ser uma emoção fundamental que o protege do perigo e o ajuda a lidar com o perigo. 

O medo pode ser racional ou irracional.

O medo racional é lógico, e a probabilidade de sua ansiedade ser concretizada é alta ou pode levar a graves perigos e danos.

Por exemplo, se você estiver duvida ser realmente sua carteira comprada é uma cnh quente e acaba de ser barato em uma blitz. Como resultado desse medo, você tomará medidas específicas para minimizar as chances de cair em uma blitz policial.

O medo irracional, por outro lado, provavelmente não acontecerá nas circunstâncias normais.

Por exemplo, se você mora na cidade e geralmente tem medo de todos os ursos, isso pode ser irracional. Felizmente, existem etapas que você pode seguir para superar a maioria dos medos. 

Se o medo de dirigir não for resolvido, isso pode afetar significativamente sua vida e as pessoas ao seu redor.

Por exemplo, ataques de pânico induzidos ao dirigir podem levar a engarrafamentos, engarrafamentos e acidentes rodoviários. Por outro lado, evitar dirigir pode deixá-lo isolado de seus amigos e sozinho. 

Como mencionado anteriormente, a sorte dos medos é que você pode superar a maioria deles. E a ansiedade de dirigir não é diferente. Este artigo se aprofundará na ansiedade de dirigir e como superá-la.

Ao longo deste artigo, tenha em mente que a ansiedade de dirigir é medo, como qualquer outro, e deve ser tratada como tal. Se em algum momento você sentir que precisa de ajuda profissional, orientação ou aconselhamento, não hesite em fazê-lo. 

O que é ansiedade ao dirigir?

A ansiedade ao dirigir é o medo intenso e a angústia ao pensar em dirigir um veículo. Pessoas com ansiedade ao dirigir farão de tudo para evitar dirigir.

Às vezes, esse medo pode ser tão avassalador que você acha difícil entrar em um carro, mesmo quando não é você quem está dirigindo. A ansiedade ao dirigir também é conhecida como amaxofobia, motorfobia ou acrofobia.

Na maioria dos casos, a ansiedade ao dirigir é comum em motoristas novos e experientes.

Naturalmente, esse medo pode desaparecer e se tornar administrável à medida que você se torna um motorista mais experiente.

No entanto, existem inúmeros casos em que a motofobia persistiu no motorista mesmo depois de aprender a dirigir.

Para a maioria dos motoristas novos, a ansiedade ao dirigir é aparente ao navegar por obstáculos difíceis na estrada, como dirigir em lugares lotados ou em uma rua movimentada.  

É importante observar que a ansiedade ao dirigir não afeta apenas os novos motoristas. Motoristas experientes também podem desenvolver amaxofobia . Isso geralmente é resultado de um acidente, fator psicológico ou uma infinidade de outros problemas.  

Surpreendentemente, a ansiedade ao dirigir é relativamente comum entre os motoristas. No entanto, como o grau de impacto na sua direção pode variar, pode passar despercebido por muito tempo. Um exemplo peculiar são as pessoas que acham difícil dirigir em condições específicas.

Por exemplo, se você não pode dirigir sob determinado clima ou durante determinados horários, você pode ter motofobia. É apenas em níveis mais pronunciados quando a condição é facilmente detectável. Isso geralmente ocorre porque as pessoas afetadas pela ansiedade ao dirigir de maneira significativa farão quase tudo para não dirigir. 

Quais são os sintomas da ansiedade ao dirigir? 

Os sintomas da ansiedade ao dirigir podem variar muito. Enquanto alguns podem sentir apenas um pequeno desconforto, outros podem lidar com uma agonia severa ao tentar dirigir.

Como a maioria das fobias, a ansiedade ao dirigir nem sempre é fácil de detectar .

A maioria dos sinais indicadores associativos também é comum em outras fobias e condições. Como tal, é vital obter uma avaliação profissional se você acha que pode estar sentindo ansiedade ao dirigir.

Além disso, pessoal qualificado também pode determinar se os sinais são indicativos de outras condições psicológicas. 

Sentimentos de medo e inquietação sempre que se sentir compelido a conduzir. Esses sentimentos costumam ser persistentes, irracionais e excessivos e geralmente podem piorar com o tempo. 

Os sinais e sintomas mais comuns de ansiedade ao dirigir são:

  • Um forte desejo de se afastar dos veículos 
  • Palmas suadas 
  • Respiração rápida 
  • Desorientaçao 
  • Tontura 
  • Confusão 
  • Aumento dos batimentos cardíacos 
  • Sentindo que está perdendo o controle 
  • Sentindo que você está prestes a desmaiar 

Esses sintomas podem ocorrer individualmente ou como uma combinação. Se você notar qualquer um deles sempre que estiver dirigindo, pode estar sofrendo de ansiedade ao dirigir. 

Os sintomas de ansiedade que você pode estar enfrentando podem ser superados- Clique no botão abaixo para agendar sua consulta.

Por que você fica ansioso ao dirigir? 

Não há uma explicação específica de por que as pessoas sentem ansiedade ao dirigir. Ter um ataque de pânico ao dirigir pode ser desencadeado por vários fatores.

Alguns dos fatores plausíveis comuns que podem levar à ansiedade ao dirigir incluem:

1. Uma História Familiar de Ataques de Ansiedade 

Os transtornos de ansiedade e pânico podem passar por gerações familiares. Se seus pais lutaram contra a ansiedade, há uma chance de você também desenvolver a doença. No entanto, isso não significa que você está predisposto à motorfobia se um ou ambos os pais tiverem um histórico de ataques de pânico ou ansiedade. 

2. Acidentes de Trânsito 

Entrar em um acidente é um grande medo para a maioria dos motoristas. Uma pessoa pode ter medo de dirigir por causa de um acidente de carro particularmente traumático, testemunhado ou vivenciado. 

Além disso, um estudo independente revela que cerca de 30% dos motoristas envolvidos em acidentes de trânsito acabam desenvolvendo Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT). 

3. Estresse incontrolável e mudanças na vida 

O estresse pode levar a uma série de condições e doenças quando não gerenciado adequadamente. O estresse afeta sua capacidade de realizar a maioria das tarefas e geralmente diminui sua confiança em vários aspectos.

Quando você está estressado ou passando por uma mudança significativa na vida, pode achar difícil dirigir e perder a fé em suas habilidades de direção.

4. Ataques de Pânico 

Os ataques de pânico são uma emoção ansiosa súbita e severa que geralmente é irracional.

Os ataques de pânico são geralmente acompanhados por sintomas que podem ser extremamente preocupantes para a pessoa que os experimenta.  

Esses sintomas são:

  • suando
  • coração acelerado
  • Falta de ar

Como os ataques de pânico acontecem sem aviso, eles podem levar você a ter medo de estar em situações que podem prejudicar outras pessoas ou a si mesmo, como dirigir. 

Como você pode saber se está sofrendo de ansiedade ao dirigir?

Não é incomum ficar ansioso ao dirigir em determinados horários ou em determinadas condições.

Várias situações na estrada exigem um motorista experiente e podem deixar qualquer motorista um pouco nervoso. No entanto, se você tem um medo interminável de estar no banco do motorista, isso pode ser um sinal de ansiedade ao dirigir. 

Além dos sinais e sintomas indicadores de um motorista ansioso mencionados acima, existem vários testes de avaliação psicológica para ajudar a determinar se você tem ansiedade ao dirigir.

Esses testes medem vários fatores e variáveis, desde sintomas específicos até a medição de tipos específicos de ansiedade ao dirigir. O Questionário de Cognição de Direção é talvez o teste de avaliação de ansiedade de direção mais popular disponível para você. 

Quais dicas e técnicas podem ajudá-lo a superar a ansiedade ao dirigir?

Alguns medos são úteis para sua sobrevivência e autopreservação. Por exemplo, se você vir um urso perto de você, o medo que sentir o impedirá de se aproximar do predador. No entanto, alguns medos são irracionais e inúteis.

A ansiedade de dirigir é uma dessas fobias. No mundo de hoje, dirigir confortavelmente é uma habilidade subestimada. Esteja você dirigindo para o trabalho ou para a escola, fazendo uma viagem ou em uma emergência e precise ir ao hospital, dirigir pode ser útil em várias situações.

Então, o que você pode fazer quando descobrir que tem ansiedade ao dirigir?

A verdade é que superar a motorfobia é mais fácil falar do que fazer. Como muitos outros medos, será preciso coragem, dedicação e obstinação para superar a fobia.

Aqui estão algumas dicas úteis que irão gradualmente ajudá-lo a superar a ansiedade ao dirigir: 

1. Enfrente seu medo de dirigir

Quando se trata de superar a maioria das fobias, a regra geral é enfrentá-las de frente. A menos que esteja disposto a enfrentar o pavor, você terá dificuldade em aprender a se controlar e superá-lo.

Com a ansiedade de dirigir, você deve desenvolver um processo gradual para enfrentar e superar a fobia. Por exemplo, se você tem dificuldade até para sentar no banco do motorista, este seria um excelente lugar para começar nos primeiros dias.

Em seguida, passe para a próxima etapa, que pode ser tirar o carro do estacionamento algumas vezes. Em seguida, tente dirigir em um estacionamento vazio por cerca de uma semana, depois vá para uma estrada aberta e aumente gradualmente os níveis.

Ao fazer isso, você provavelmente se deparará com um medo enervante e desejará desistir várias vezes. No entanto, você deve se lembrar de que não há atalho quando se trata de superar fobias.

Idealmente, as atividades devem tirar você da sua zona de conforto. Ao continuar praticando, você se acostumará a dirigir e, eventualmente, arrancará o medo.