As conquistas, os títulos são alcançados depois de muitos esforços. Mas, algumas vezes isso não é suficiente e é a partir daí que o imponderável entra em jogo. Quando uma situação como essa ocorre, costumamos chamar o evento de “Zebra” que é uma nomenclatura que faz referência a algo que era impossível, em tese, mas que acabou acontecendo.
Os casos de zebra nos esportes não são poucos. Além de serem inesquecíveis e capazes de gerar excelentes histórias, esses casos trazem uma “aura” toda especial para o vencedor, pois vencer contra as estatísticas, quando boa parte dos especialistas praticamente desconsidera a possibilidade da sua vitória, deixa tudo mais especial.
É por isso que separamos aqui alguns dos casos mais conhecidos de zebras esportivas, que foram memoráveis, confira quais são eles:
1. Grécia na Euro 2004
Praticamente não existia chance para a equipe grega diante de tantos adversários qualificados. O time era considerado um “azarão” em todas as casas de apostas (e sites com jogos como roleta na NetBet da época), não sendo listada uma única vez entre os favoritos a ganhar a Euro 2004.
Mas os Deuses Gregos reservaram ao seu povo a maior alegria da história do esporte da Grécia: o título de seleções mais importante da Europa. Nele, a seleção Grega venceu de maneira surpreendente e inesquecível a seleção dona da casa, Portugal, por 1×0 na final.
2. James Buster Douglas vs Mike Tyson
Na noite do dia 11 de fevereiro de 1990, o mundo foi à lona junto com seu maior expoente no momento, o indestrutível Mike Tyson. E tal façanha coube a um inexpressivo James Buster Douglas, que afundado em problemas pessoais depois da morte da mãe semanas antes e do divórcio de sua mulher, partiu para uma briga franca e inteligente contra Tyson, derrubando-o no décimo round e chocando todo o mundo do boxe.
Infelizmente, Buster Douglas não conseguiu manter seu cinturão por muito tempo, perdendo-o para Evander Holyfield na luta seguinte. Mas o seu feito está guardado na memória de todo fã de boxe, sendo o primeiro a nocautear a fera Mike Tyson
3. Senegal 1 x 0 França – Copa 2002
Esse é um dos jogos mais lembrados quando se pensa em “zebra” e não é por acaso. Senegal era uma seleção estreante em copas do mundo, que ainda não possuía nenhuma tradição no torneio, do outro lado estava a atual campeã mundial, time do melhor jogador do mundo na época, Zidane.
Bom, o resultado não seguiu o prognóstico inicial, pois a seleção africana venceu os franceses por 1×0, e abriu caminho para sua melhor campanha na história das Copas do Mundo.
4. Estados Unidos x Porto Rico – Olimpíadas 2004
Nesta edição dos jogos olímpicos, os americanos viram cair uma invencibilidade de 24 jogos em olimpíadas ao serem derrotados por Porto Rico por 92 a 73, quase 20 pontos de vantagem.
Nesta mesma edição, os americanos ainda foram derrotados por Lituânia e Argentina nas semifinais, que viria a se sagrar campeã Olímpica. Ao todo em toda a história dos Jogos Olímpicos os Estados Unidos somam apenas cinco derrotas, onde três delas foram nos Jogos da Grécia em 2004.