Quais as principais ferramentas para um profissional de marketing digital?

principais ferramentas para um profissional de marketing digital

Como profissional de marketing digital, que trabalha por conta própria, em uma agência web ou outro tipo de empresa, você não precisa agradar a todos. 

No entanto, para se destacar no mercado, é importante que saiba como utilizar ferramentas de marketing digital para que as pessoas se interessem no seu trabalho. 

Quando você utiliza ferramentas, é possível organizar melhor suas tarefas, oferecer entregas com melhores resultados, fazer melhores análises e assim por diante. 

A tecnologia está presente no nosso dia a dia e oferece soluções que fazem toda a diferença para o trabalho dos profissionais de marketing digital. Continue a leitura e saiba quais são as principais ferramentas que podem facilitar a sua vida! 

Dicas de ferramentas para marketing digital

Sem mais delongas, aqui está uma lista com as principais ferramentas recomendadas para profissionais de marketing digital. 

1. Trello

Uma parte vital do trabalho de qualquer profissional de marketing é o planejamento. É a base sobre a qual todo o resto é construído, então você precisa ter certeza de que está acertando essa parte. 

No entanto, muitos profissionais têm dificuldade em fazer essa organização de tarefas. Com isso, acabam enfrentando diversos problemas. 

Por exemplo, quando você não tem uma organização das entregas que precisa fazer, não existe um controle eficiente de quando elas precisam ficar prontas. Isso gera tanto a sua frustração quanto a do cliente. 

Portanto, é importante utilizar uma ferramenta que tenha sido projetada para ajudar a organizar processos e ainda seja simples de ser utilizada, como o Trello

Para quem não conhece, o Trello é essencialmente um quadro de organização digital onde você pode dividir tarefas maiores em etapas individuais e atribuir etapas a diferentes membros de sua equipe. Os prazos são facilmente aplicados e há um fluxo satisfatório para essa ferramenta de marketing. 

Depois de definir um fluxo para sua carga de trabalho, é muito satisfatório mover os cartões de tarefa até atingir a coluna completa. O seu fluxo pode ser, por exemplo: planejamento, em andamento, aguardando autorização e concluído. 

Então, quando os cards em “completo” começarem a se acumular, você poderá olhar com orgulho para trás e ver tudo o que conquistou.

2. Facebook Business

Se você quer estar onde seu público está, algum tipo de presença nas mídias sociais é absolutamente essencial. Agora também existem opções e ferramentas de publicidade em todas as principais plataformas sociais, para que você possa acessar uma ampla variedade de dados demográficos totalmente diferentes.

Mas, no geral, qual ferramenta de marketing funciona melhor e facilita a publicidade nas mídias sociais? Bem, uma das principais é a do Facebook

Em primeiro lugar, é a rede com a maior base de usuários. Além de ter mais de um bilhão de usuários, a maioria das empresas pode ser encontrada lá.

Em segundo lugar, é muito simples anunciar. As opções programáticas são extensas e você pode detalhar muito bem com base nos comportamentos e gostos do usuário, mas publicar e segmentar um anúncio não poderia ser mais fácil. É tudo auto-explicativo e intuitivo.

Por fim, permite que você anuncie em toda a web marcando uma única opção. A rede do Facebook é extensa e significa que seu anúncio será visto em um grande número de diferentes sites, além do próprio Facebook. Se você quiser, claro.

3. Google Analytics

Se você deseja ser um profissional de marketing digital completo, é essencial que saiba analisar os resultados do seu trabalho. E não pense que precisa ser um expert em números para fazer isso. 

Hoje em dia, existem diversas opções de ferramentas para análise de dados que são muito importantes para o marketing digital. As próprias ferramentas de mídias sociais apresentam as suas métricas, ferramentas de e-mail também possuem seus dados, e assim por diante. 

No entanto, tem uma ferramenta que se destaca quando o assunto é análise de resultados de marketing digital: o Google Analytics

Se você deseja saber como estão os acessos e conversões no seu site, é crucial que saiba como utilizar o Google Analytics. 

4. Canva

Bem, se você é um profissional de design, ou se conhece alguém que é, pode ser que não tenha interesse em utilizar o Canva. No entanto, se não tem tanta experiência com o Photoshop – ou nenhuma –, essa ferramenta é para você!

O Canva é uma ferramenta gratuita e online de design gratificante. Nela, você pode criar posts para as redes sociais, banners para site, apresentações, vídeos, infográficos, e-books e muito mais! Tudo isso de forma muito prática, utilizando os recursos disponíveis na plataforma. 

Vale dizer que, embora a ferramenta seja gratuita, ela também tem a opção paga, que disponibiliza muitos outros recursos para as suas criações. 

Últimas considerações

Todo profissional de qualquer tipo de área precisa buscar soluções para realizar o seu trabalho da melhor maneira possível. Assim, pode se destacar no mercado e/ou atrair mais clientes. 

Portanto, como profissional de marketing digital, é importante que utilize ferramentas que podem tornar o seu dia a dia mais eficiente e organizado. 

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