Inteligência artificial, representada pela sigla AI, é um conjunto de tecnologias que compõem sistemas capazes de simular a inteligência humana já utilizada para criar redação on-line. Eles são softwares que podem raciocinar, sentir e analisar para uma tomada de decisão autônoma.
Em suma, o objetivo da inteligência artificial é fornecer software que possa raciocinar sobre entradas e interpretar saídas. A IA fornece interação quase humana com software e suporte à decisão para tarefas específicas, mas não substituirá os humanos – e não o fará por muito tempo.
Apesar das vantagens do uso da IA, muitos questionam as considerações éticas. Hoje, o uso dessa tecnologia nos permite controlar os dados e como vamos utilizá-los, e isso inclui diversos setores. No entanto, pode haver resultados positivos e negativos após a implementação.
Quais são as implicações da inteligência artificial para empresas e indivíduos?
Incorporar a inteligência artificial nas atividades corporativas pode parecer uma ideia futurista para alguns. Mas a verdade é que o futuro é a nossa vida hoje, e a questão é que tudo está acontecendo em uma velocidade incrível.
As empresas se preocupam com o impacto das decisões tomadas pelos sistemas de IA. Por exemplo, quando você deseja atrair clientes, teme que certos comportamentos não garantam empatia suficiente ou reduzam a confiança do consumidor.
Quais são os últimos desenvolvimentos em inteligência artificial?
Nessa perspectiva, a inteligência artificial é uma das grandes inovações da atualidade, prometendo otimizar diversas tarefas. Como tal, é um dos pilares da transformação digital, com impacto direto nos hábitos e no quotidiano da sociedade.
Com a evolução da computação, a inteligência artificial ganhou mais poder, considerando que seu desenvolvimento fez grandes avanços na análise computacional, máquinas são capazes de analisar e sintetizar a voz humana. A princípio, a pesquisa de IA simplesmente buscava uma maneira de recriar a capacidade humana de pensar, mas, como todas as pesquisas em andamento, desta vez não foi exceção.
Percebendo que esse ramo da ciência tem muito mais a descobrir, pesquisadores e cientistas abraçaram a construção de máquinas capazes de reproduzir não apenas a capacidade humana de pensar, mas também o sentimento, a criatividade, o autoaperfeiçoamento e o uso da linguagem.
Filmes como Bicentennial Man e AI (Artificial Intelligence) demonstram claramente o desejo das máquinas de serem humanas, de se expressarem, de poderem ter e sentir tudo o que os humanos têm e sentem.
A inteligência artificial tem o potencial de melhorar muitos aspectos da sociedade
Podemos listar várias vantagens e desvantagens da inteligência artificial na efetiva revolução social e econômica global. Mas temos que considerar que, embora existam ferramentas e recursos amplamente disponíveis para apoiar o desenvolvimento de máquinas que eventualmente prejudiquem a humanidade, ainda temos um longo caminho a percorrer antes que esse momento aconteça.
E podemos nos beneficiar das programações em nosso cotidiano pessoal e empresarial. Uma das funções de IA mais usadas nas empresas são os aplicativos de gerenciamento de negócios. Por meio deles, os gestores podem visualizar dados completos sobre a produtividade dos membros de sua equipe.
Maior acesso e disponibilidade de dados confiáveis e precisos sobre os processos da empresa proporcionam maior confiança e facilidade na tomada de decisões, pois menos tempo é investido em funções operacionais. No entanto, a IA não se trata apenas de proporcionar às pessoas grandes experiências e momentos.
Como exemplo mais “prático” de busca pela melhoria da qualidade de vida das pessoas, podemos citar o fato de alguns bancos brasileiros terem começado a implantá-lo com o objetivo de facilitar a vida de seus clientes.A inteligência artificial pode tornar nossa vida, seja em casa ou no trabalho, mais simples e conectada.
Essa tecnologia transformou profundamente nossa sociedade em uma escala talvez só vista durante as revoluções industrial e tecnológica.