trabalhar enquanto estiver doente

Meu trabalho pode me forçar a trabalhar enquanto estiver doente?

A maioria das pessoas pensa que, se você está doente, deve ficar em casa até que esteja completamente melhor. Infelizmente, alguns gerentes podem dizer aos funcionários que eles precisam voltar ao trabalho ou desencorajá-los a tirar atestado medico pela internet ou mesmo presencial. Isso é compreensivelmente estressante para o funcionário doente, bem como para os colegas de trabalho, clientes ou pacientes que precisam estar perto deles.

Para entender a resposta a esta pergunta, considere:

  • A sua empresa tem uma política de licença médica?
  • A sua empresa tem uma política COVID-19?
  • Seu chefe está ignorando a política de licença médica da sua empresa?
  • Você espera tirar uma folga remunerada? Você tem tempo doente sobrando?
  • Você pode se dar ao luxo de tirar uma folga não remunerada?
  • O trabalho exige que você infrinja a lei, como  durante uma quarentena ou ordem de permanência em casa ?

Mesmo com um atestado médico ou uma doença contagiosa, você ainda deve seguir a política de doença de sua empresa ou corre o risco de perder seu emprego ou seu salário naquele dia.

Quando meu chefe pode me pedir para trabalhar?

Tecnicamente e legalmente, seu chefe pode pedir que você entre a qualquer momento. Eles também podem ficar chateados ou escrever para você por não ter aparecido – especialmente se você não ligar para avisá-los. É sua responsabilidade explicar que está doente e não pode entrar.

Muitos empregadores oferecem folga remunerada (PTO) por doença. Isso deve ser usado se você o tiver. Os chefes normalmente não devem negar seu pedido de licença médica, estejam eles felizes com isso ou não.

Curiosamente, no entanto, os empregadores geralmente não são obrigados a ter uma política que preveja folga remunerada ou não remunerada ou licença médica, ou conceder tal folga ou licença quando solicitado. Os empregadores devem cumprir as leis federais e estaduais, como a  Lei de Licença Médica e Familiar  (FMLA), mas essas leis tendem a ter aplicabilidade limitada nessas situações.

Para obter mais informações, visite o artigo de FindLaw sobre  leis de licença médica e familiar remunerada  para obter um resumo de estado por estado e recursos adicionais sobre as leis existentes em seu estado.

O status do trabalho pode determinar seu tempo de doença

Dependendo do seu status de emprego ou contrato, seu gerente pode optar legalmente por não pagar pelo tempo que você não trabalhou naquele dia. Um exemplo disso é não ser pago por um turno de cozinheiro de restaurante ao qual você não pôde comparecer.

Em alguns casos, pode ser uma troca justa poder ficar em casa enquanto estiver doente. Mas outras pessoas podem esperar receber licença médica remunerada sem perguntas. Afinal, é por isso que o tempo de doença está disponível, certo?

Ser convidado a entrar depois de dizer que você está doente é complicado. Um funcionário à vontade pode ser demitido se não tiver mais folga e se recusar a entrar.

Aplicam-se as políticas de licença médica da empresa

Sua empresa provavelmente tem políticas que se aplicam quando você está doente, como políticas que exigem que você:

  • Avise com várias horas de antecedência que você não pode trabalhar
  • Entre em contato com seu gerente ou representante de recursos humanos
  • Mova seu trabalho para uma pessoa reserva
  • Encontre alguém para cobrir seu turno
  • Use o tempo de férias se o tempo de doença acabar

Você deve fazer o possível para cumprir todos os requisitos da política de sua empresa, na medida do possível.

Cultura sobre licença médica

Pode ser mais fácil entender as atitudes de seu chefe sobre licença médica se você se colocar no lugar dele. Seu chefe é responsável por cumprir prazos e fazer as coisas, e são necessárias pessoas para atingir esses objetivos. Além disso, seu chefe pode ter que encontrar alguém para substituí-lo quando você estiver ausente, ou até mesmo substituí-lo.

Além disso, alguns funcionários abusam do sistema dizendo que estão “doentes” quando simplesmente querem tirar um dia de folga. Qualquer gerente lhe dirá que certos funcionários sempre parecem estar “doentes” na sexta-feira ou na segunda-feira, especialmente nos fins de semana de verão. Esse comportamento tende a tornar os gerentes cínicos em relação aos dias de folga em geral.

O lado bom dessa situação é que os gerentes se tornam hábeis em distinguir entre funcionários que usam dias de licença médica para o fim a que se destinam e aqueles que os usam para pescar. Eles tendem a dar o benefício da dúvida aos funcionários que demonstraram que usam dias de folga com moderação e responsabilidade. E eles tendem a escrever ou demitir os funcionários que têm um histórico ruim quando se trata de ausências injustificadas.

Faça um grande favor a si mesmo ligando para dizer que está doente apenas quando estiver genuinamente doente.

O que devo fazer se me disserem para trabalhar?

Se você precisar ir trabalhar ou correr o risco de ser demitido, siga estas etapas:

  • Diga a todos ao seu redor que você está doente
  • Use máscara e lave as mãos com frequência
  • Mantenha distância de colegas de trabalho e clientes
  • Reafirme ao seu chefe que você está doente – seus sintomas visíveis podem ajudar a convencê-lo de que você não deveria estar lá
  • Relate qualquer reclamação sobre você estar no trabalho ao seu chefe

Não tenha medo de conversar cara a cara com seu chefe sobre sua condição. Seus sintomas podem ser suficientes para convencer seu chefe de que você deve ficar em casa na cama.

Quando posso/devo voltar ao trabalho?

Você pode voltar ao trabalho quando estiver se sentindo melhor. Sua empresa pode:

  • Aceite seu julgamento de que você está pronto para voltar ao trabalho
  • Aceite sua palavra de que seu médico aprovou seu retorno
  • Exigir um atestado médico informando que você pode voltar ao trabalho
  • Exigir um teste COVID-19 negativo antes de retornar ao trabalho

Atualmente, muitos escritórios têm acordos de trabalho híbridos nos quais os funcionários podem trabalhar em casa, em vez de irem pessoalmente ao escritório. Essa pode ser uma ótima opção para funcionários que se sentem bem, mas ainda são contagiosos, como parece ter ocorrido com infecções por COVID-19.

Problemas de licença médica? Fale com um Advogado Trabalhista

Se você acredita que seguiu a política de licença médica de sua empresa, mas foi demitido ou demitido porque estava doente, considere conversar com um  advogado trabalhista  sobre sua situação.