Descubra os melhores truques para aumentar a economia de energia com o teletrabalho

economia de energia com o teletrabalho
economia de energia com o teletrabalho

Há muitas mudanças às quais tivemos que nos adaptar após a crise de saúde global causada pela Covid-19.

O confinamento tem forçado muitas empresas a implementarem programas de teletrabalho em casa e, embora seja uma opção com múltiplos benefícios para ambas as partes, também pode ocasionar um aumento da conta de luz para os empregados que trabalham aí.

As empresas continuarão a aproveitar os benefícios desse recurso após a pandemia? É o mais provável e, portanto, compartilharemos os melhores truques para aumentar a economia de energia com o teletrabalho.

Se você estiver em regime de teletrabalho, verá como é fácil aplicar essas dicas no seu dia a dia.

Gasto de energia ao trabalhar em casa

Embora o teletrabalho em casa signifique na maioria das vezes uma melhor qualidade de vida para os colaboradores, bem como maior flexibilidade e autonomia, um equilíbrio entre a vida profissional, familiar e produtiva, também pode acarretar um maior custo com eletricidade, aquecimento ou refrigeração se não tiver cuidado.

Embora as empresas se beneficiem da economia de ter menos funcionários em seus escritórios, são os trabalhadores que podem ver seu orçamento afetado. Isso se deve ao aumento da conta de luz ou gás, em função do aumento do seu consumo de energia.

Como economizar enquanto teletrabalha?

Se você não tem certeza de como economizar em casa no que diz respeito à energia, uma das chaves para isso é paciência e perseverança. Lembre-se de que não existem fórmulas mágicas, mas sim truques para economizar energia elétrica, que o ajudarão a fazer um uso eficiente da energia e a minimizar o aumento nas contas de luz.

Aproveite a luz do dia

Um dos truques mais eficazes para economizar em casa quando falamos em consumo de energia tem a ver com o uso da luz do dia.

Aproveite a luz natural quando for ao teletrabalho e escolha, na medida do possível, o local mais luminoso da casa como espaço de trabalho. A ideia é que haja luz natural durante a maior parte do dia. Se você tiver cortinas ou persianas, mantenha-as abertas.

Se você não possui um local onde possa aproveitar a luz natural, use sempre lâmpadas de baixo consumo. Isso o ajudará a reduzir o gasto de energia.

Planeje seu dia de trabalho

Um dos segredos para poupar energia durante o teletrabalho tem a ver com o planejamento da sua jornada de trabalho, que deve ser tão parecida com a que você tinha no escritório. Além de ajudar você a ser mais produtivo e organizado, ele lhe dará mais tempo livre e impedirá que você aumente seu consumo de energia elétrica trabalhando fora do horário normal.

Organize-se para teletrabalhar apenas 8 horas por dia e procure ter dois espaços diferentes, um para o trabalho e outro para o resto das atividades.

Levantar cedo também ajudará você a ajustar sua programação e economizar energia, lembre-se de que você sempre pode dormir um pouco mais nos fins de semana ou até mesmo tirar uma soneca para descansar quando necessário.

Compre eletrodomésticos de baixo consumo

O uso de aparelhos A +++ com alta eficiência energética permitirá uma economia de energia imediata. Embora os custos sejam geralmente mais elevados, é um investimento que irá recuperar a médio e longo prazo.

Substituir seus aparelhos antigos por aparelhos de baixo consumo é uma despesa que vale a pena.

Como economizar em casa? Desligue todos os aparelhos eletrônicos quando não os estiver usando ou no final do dia de trabalho. Lembre-se de que, se você deixar o computador em espera, ele continuará consumindo energia.

Cozinhe e coma nos horários mais econômicos

O teletrabalho em casa não só o obriga a comer em casa, mas também a cozinhar mais e isso, acredite ou não, pode aumentar a sua conta de luz.

Você sabia que os fogões vitrocerâmicos e os fornos elétricos são os aparelhos que mais consomem energia? Para evitar que isso aconteça, identifique os horários em que a tarifa de energia elétrica é menor de acordo com a discriminação horária e use-os para cozinhar ou usar determinados aparelhos.

Ajustar suas atividades de acordo com esses horários é um daqueles truques para economizar em casa que não falha.

Mantenha a casa na mesma temperatura

Um dos segredos para ser produtivo enquanto trabalha à distância é manter uma temperatura confortável. Usar um termostato será de grande ajuda para você.

No Inverno e mantenha a temperatura entre 21ºC e 23ºC. No verão, a temperatura ideal do ar condicionado deve estar entre 24ºC e 25ºC.

Escolha a fatura que melhor atende às suas necessidades

Você sabia que as empresas de fornecimento de energia elétrica costumam oferecer diferentes tarifas de discriminação por hora?

A escolha das tarifas que melhor se adaptam ao seu dia de trabalho, às suas atividades e, sobretudo, à potência de que necessita, contribuirá para a sua poupança de energia.

Analise seus horários e seus hábitos, mas também saiba de que energia você precisa em casa.

Sair da versão mobile