Hashtag para Instagram
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Como usar hashtags para Instagram para negócios: um guia para profissionais de marketing

Quer saber como usar hashtags para Instagram de forma eficaz para melhorar sua visibilidade no Instagram? Procurando um guia fácil de seguir?

Neste artigo, você descobrirá um guia completo sobre como usar hashtags estrategicamente em postagens de feed do Instagram, postagens de histórias e postagens de IGTV. Você aprenderá como escolher suas hashtags, quantas usar e onde colocá-las em suas postagens para obter melhores resultados.

O básico do uso de hashtags do Instagram para negócios

Muitas pessoas lutam com hashtags do Instagram. Eles não sabem como usá-los para seus negócios ou simplesmente acham que não funcionam.

Por que as hashtags são tão importantes no Instagram? A realidade é que eles são o molho secreto para o sucesso. O Instagram tem recursos de pesquisa muito limitados como plataforma, e uma das melhores maneiras de ser descoberto e obter mais atenção em seu conteúdo é usar hashtags. Eles permitem que você apareça em várias pesquisas para seu público-alvo e ajudam as pessoas a encontrar mais do seu conteúdo.

Usar hashtags em postagens de feed do Instagram e conteúdo IGTV pode ajudar esse conteúdo a aparecer nos resultados de pesquisa.

O uso de hashtags no Instagram Stories pode ajudar as pessoas a encontrar mais do seu conteúdo.

Mas existem algumas limitações sobre quantas hashtags você pode usar:

  • Em uma postagem de feed do Instagram, você pode usar até 30 hashtags na  legenda  ou no comentário para classificá-las na pesquisa. Qualquer hashtag além do dia 30 não aparecerá na pesquisa.
  • Para IGTV, você pode usar até 30 hashtags na descrição do seu vídeo.
  • Para histórias do Instagram, você pode usar até três hashtags. Você pode usar um adesivo de hashtag ou colocar três em uma caixa de texto.

Falarei muito mais sobre cada uma dessas áreas e quais hashtags usar mais adiante neste artigo.

O que aparece nos resultados de pesquisa de hashtags do Instagram

Agora que você sabe que pode usar hashtags do Instagram e deseja colocá-las em todo o seu conteúdo, vale a pena notar que não há garantia de que você realmente aparecerá em qualquer pesquisa de hashtag específica. O algoritmo classifica todos os resultados para hashtags.

Para visualizar um resultado de pesquisa de hashtag, toque no ícone de pesquisa (a lupa) e digite a hashtag que deseja pesquisar na barra de pesquisa. Em seguida, toque na guia Tags para visualizar o conteúdo da hashtag relacionado a essa palavra ou frase.

Nos resultados da pesquisa, você verá duas guias: uma para postagens com melhor desempenho e outra para postagens recentes.

Tudo na guia Superior é classificado por algoritmos com base em você como indivíduo e no tipo de conteúdo com o qual você interage. Se você realmente gosta de filhotes, é mais provável que veja conteúdo com filhotes em um resultado de pesquisa. Se você realmente gosta de conteúdo do tipo auto-ajuda, é mais provável que você veja isso em um resultado de pesquisa, não importa que tipo de conteúdo esteja procurando com uma pesquisa de hashtag.

O algoritmo do Instagram sabe o que você procura e classificará os resultados da pesquisa com base em seus comportamentos. Como resultado, se você e um amigo pesquisarem a mesma hashtag, verão resultados diferentes porque eles são classificados para cada um de vocês individualmente.

Se você alternar para a guia Recente nos resultados da pesquisa de hashtag, esse conteúdo será classificado cronologicamente, com a postagem compartilhada mais recentemente na parte superior do feed de resultados. Ainda há uma classificação algorítmica associada a essa lista de resultados e não há garantia de que seu conteúdo aparecerá com todas as hashtags, ou mesmo com qualquer uma das hashtags que você usa especificamente.

Mas sempre há uma chance de que seu conteúdo apareça nos resultados de pesquisa e, quando se trata de hashtags, elas são uma coisa do tipo “use ou perca”. Se você não usá-los, não há chance de aparecer na pesquisa. Se você fizer isso, há uma chance melhor de ser encontrado por mais pessoas. Portanto, use-os, aproveite-os e aproveite a oportunidade para que mais pessoas vejam seu conteúdo.

Agora que você entende o básico de como as hashtags funcionam no Instagram, vamos nos aprofundar em como usá-las estrategicamente em seu conteúdo em diferentes áreas do Instagram.

#1: Como usar hashtags nas postagens do feed do Instagram

Suas postagens no feed do Instagram são sua melhor oportunidade de aparecer nos resultados de pesquisa de várias hashtags. Mas nem toda hashtag funcionará da mesma maneira. Você precisa ser estratégico sobre quais usar e como combiná-los.

Infelizmente, muitas pessoas fazem o que eu chamo de tática “jogar espaguete contra a parede e torcer para que grude”. Não é isso que você quer fazer.

Quantas hashtags você deve usar em suas postagens de feed? Onde você deve usá-los? Quais você deve usar? 

Abaixo, compartilho com vocês minha receita supersecreta para não apenas fazer com que seu conteúdo seja encontrado com mais frequência, mas também obter mais seguidores e vendas.

Quantas hashtags do Instagram você deve usar nas postagens do feed?

Você pode usar até 30 hashtags e qualquer coisa além disso não aparecerá na pesquisa. Mas seus primeiros 30 são gratuitos para usar como quiser. Mas você deve usar 30?

Eu recomendo usar pelo menos 15-20. Em geral, mais é melhor. Vá para todos os 30 se você usá-los bem. Inclua o máximo que puder usar estrategicamente, mantendo-se relevante para o seu negócio.

Para alguns profissionais de marketing, criar tantas hashtags pode parecer uma tarefa difícil. Talvez você possa pensar em três ou quatro de cabeça, mas como você pode criar 15 a 20 hashtags? É aí que entra a receita super-secreta.

Você vai querer combinar uma variedade de hashtags de diferentes categorias de popularidade. Para ver a popularidade de uma hashtag, vá para pesquisar no Instagram e digite sua hashtag na barra de pesquisa. Toque na guia # para ver quantas postagens estão associadas às hashtags relevantes ao seu termo de pesquisa.

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A receita de hashtag supersecreta para exposição máxima é:

  • Escolha de três a cinco hashtags populares. As hashtags populares têm cerca de 300.000 a 1 milhão de postagens para uma hashtag específica. Qualquer coisa acima de 1 milhão geralmente é irrelevante para você porque está tão saturado de conteúdo que a única coisa que você atrairá são spambots. E você não quer isso.
  • Selecione de três a cinco hashtags moderadamente populares. Essas são as hashtags que se enquadram na faixa de 80.000 a 300.000.
  • Escolha de três a cinco hashtags específicas de nicho. Eles são superdirecionados especificamente para o seu setor, o que você faz, a solução que você fornece e o que seu cliente está procurando.
  • Inclua uma ou duas de suas hashtags de marca.

Se você seguir essa fórmula, já terá de 12 a 15 hashtags sem nem tentar, para que possa chegar facilmente a esse número total de 15 a 20 hashtags.

Quais hashtags você deve usar em suas postagens no feed do Instagram?

Simplesmente adicionar uma longa lista de hashtags às suas postagens no feed do Instagram não é suficiente. A chave é encontrar hashtags relevantes para o seu negócio.

Não use hashtags populares como #love ou #férias, ou algo que esteja em alta ou muito popular porque essas hashtags não estão relacionadas especificamente ao seu negócio e são muito concentradas. Em vez disso, escolha hashtags muito específicas para o seu setor, o conteúdo que você está postando ou o que você oferece como solução.

A realidade é que a maioria das pessoas não escolhe as hashtags certas para seu público. Eles só pensam em seus negócios e no que querem ser encontrados.

Vejamos o exemplo do seguro de carro, porque é provável que ninguém vá ao Instagram para procurar seguro de carro – é para isso que serve o Google. Os únicos que olham para o #carinsurance são os concorrentes que estão vendendo seguro de carro. Usar essa hashtag não atrairá seu público-alvo.

Você precisa pensar onde está o seu público. O que seu público está fazendo? Quem é o seu público?

Para o exemplo do seguro de carro, o público-alvo são pessoas que têm carros. E as pessoas que têm carros procuram coisas como #dreamcar, #lamborghini ou #newcar. E se alguém está comprando #meuprimeirocarro, adivinhe o que eles precisam? Seguro de automóvel! Se você estiver usando a hashtag onde esse público está atualmente, você pode aparecer e fornecer a eles conteúdo de qualidade que seja valioso para eles.

Algumas indústrias podem usar hashtags diretamente relacionadas ao que fazem, como #weddingphotographer. Sim, se alguém estiver procurando por um fotógrafo de casamento, ele acessará o Instagram e procurará essa hashtag especificamente. Assim, essas indústrias podem usar essas hashtags da indústria.

Mas você ainda quer pensar em pessoas fora desse reino. Se tudo o que você faz é fotografia de casamento, isso é ótimo, mas as pessoas só vão procurar por você em um período de tempo muito limitado. Além dessas hashtags de casamento, você também pode ver hashtags relacionadas às localizações geográficas onde trabalha (#sarasotaweddingphotographer, por exemplo) e outras formas de atender seu público fora desse horário muito específico em que eles procuram seus serviços.

Como as hashtags do Instagram geram resultados comerciais?

Usar uma variedade de hashtags de diferentes categorias de popularidade e hashtags em que seu público está realmente gastando tempo gerará resultados para sua empresa. Isso pode vir na forma de novos seguidores, um e-mail ou telefonema ou engajamento em sua postagem.

Como? Vejamos o que acontece:

  1. As hashtags populares lhe darão uma explosão inicial de atividade de não seguidores. Em questão de segundos (talvez minutos), no entanto, seu conteúdo será enterrado nos arquivos dessas hashtags populares.
  2. As hashtags moderadamente populares manterão seu conteúdo ativo por horas a dias com mais não seguidores.
  3. Enquanto isso, seu público existente de seguidores está se engajando com seu conteúdo ao entrar no Instagram.
  4. O algoritmo do Instagram analisa seu conteúdo e determina que seus seguidores estão gostando consistentemente e os não seguidores estão vendo e gostando. Estes são sinais positivos para o Instagram. Você está criando um ótimo conteúdo que as pessoas realmente gostam.
  5. E então, nessas hashtags específicas de nicho, você começa a classificar como uma postagem de melhor desempenho.

As postagens com melhor desempenho podem permanecer nesses principais posicionamentos por meses, o que significa que se alguém estiver procurando por essa hashtag específica, quando for a esse resultado de pesquisa, você será um dos primeiros, talvez o primeiro, a ser visto em aquela guia de hashtag com melhor desempenho.

E o que acontece quando eles veem isso? Eles tocam no seu conteúdo. Eles estão agora no seu perfil. Eles podem segui-lo porque percebem que você é relevante para eles. Você tem um produto ou serviço que é valioso para eles. Eles podem até enviar um e-mail ou ligar para você se você tiver  ativado esses botões de ação no seu perfil do Instagram . Você pode realmente fechar vendas com essa tática.

Onde você deve colocar suas hashtags do Instagram?

Agora que você sabe quais e quantas hashtags do Instagram você vai usar em sua postagem no feed, onde você as coloca? Essa é a pergunta antiga, já que as hashtags são usadas para negócios no Instagram.

Legenda ou comentário, isso importa? Na realidade, não. Alguns estudos dizem que é um pouco vantajoso colocá-los na legenda. Algumas pessoas preferem colocá-los no comentário para escondê-los para que não pareçam spam.

Se você usar a receita de hashtag acima, colocar suas hashtags na legenda ou no comentário não terá um impacto significativo. O algoritmo não julga seu conteúdo com base em onde você coloca as hashtags. O posicionamento também não afetará os resultados da pesquisa. Ambas as táticas funcionam. É realmente mais uma questão de preferência pessoal sobre onde você coloca suas hashtags.

A ressalva é que importa onde você os coloca se estiver usando hashtags incrivelmente populares. Se você estiver usando hashtags com 5 milhões ou mais de resultados de postagem (o que não está de acordo com a receita abordada acima), essas são as que você deseja colocar na legenda.

A razão é que nos 10 a 30 segundos que você leva para colocar essa lista de hashtags em um comentário, você está perdendo um tempo valioso nesse hub de hashtags e todo esse envolvimento potencial. Nesse cenário, deixe as hashtags na legenda para obter melhores resultados.

Além disso, as legendas agora são truncadas com um “… mais” após a segunda linha de texto, para que as pessoas não vejam suas hashtags na legenda, a menos que toquem para ler a legenda inteira. Você não precisa se preocupar em “escondê-los” em um comentário.

Suas postagens estão aparecendo nas pesquisas de hashtag do Instagram?

Como você sabe se suas hashtags do Instagram estão funcionando? Você apareceu na pesquisa? As pessoas encontraram seu conteúdo?

A maneira mais fácil de descobrir é revisar os insights do próprio post . Abaixo de sua postagem e acima da legenda, você verá o link Visualizar insights.

Toque em View Insights para abrir uma pequena tela de informações. Deslize para cima na pequena barra de menu para ver uma tela cheia de informações que informam como foi o desempenho dessa postagem. Continue rolando e a parte inferior da tela informará de onde vieram suas impressões, incluindo quantas impressões vieram de hashtags. Você não poderá dizer quais hashtags individuais produziram quantas impressões, mas verá o desempenho geral da hashtag.

É possível que você não classifique as hashtags ou tenha muito pouca exposição delas. Às vezes é porque seu conteúdo não é tão bom. E se não estiver tendo um bom desempenho com seus seguidores, é improvável que o Instagram mostre para não seguidores. Também é possível que seu conteúdo esteja em um ambiente muito saturado, onde simplesmente não é um bom momento para aparecer nesses resultados de hashtag específicos.

Nem toda postagem terá um bom desempenho em hashtags. Revise e veja várias postagens e veja o desempenho de suas hashtags para cada uma dessas postagens. Considere perguntas como:

  • Quantas vezes seu conteúdo apareceu nas pesquisas de hashtag e qual foi a consistência para essas postagens de melhor desempenho?
  • A postagem foi oportuna e relevante, o que pode ter gerado resultados de pesquisa mais altos?
  • Havia um componente consistente? Talvez toda vez que você usou a cor azul em seu conteúdo, tenha melhores resultados de pesquisa.

Dê uma olhada nos detalhes de sua postagem para ajudar a determinar qual conteúdo tem melhor desempenho para você.

Observação: se você não vir a opção de tocar em Exibir insights, é provável que ainda esteja configurado como um perfil pessoal. As informações estão disponíveis apenas para perfis comerciais e de criadores. Você precisará atualizar seu perfil para acessar esses recursos daqui para frente. Leia o artigo vinculado para mudar para um perfil comercial ou de criador de conteúdo .

#2: Como usar hashtags no Instagram Stories

Se você está se esforçando muito para criar histórias divertidas e envolventes do Instagram , você quer que mais pessoas encontrem esse conteúdo. A boa notícia é que, além de suas postagens no feed, as hashtags do Instagram são super úteis para suas histórias do Instagram.

Se você está se sentindo confortável com o uso de hashtags nas postagens do feed do Instagram, tenho um aviso para você: as histórias do Instagram são completamente diferentes.

Nas seções abaixo, veremos quais hashtags usar para sua empresa aparecer em mais pesquisas, quantas hashtags usar em suas histórias do Instagram e a diferença entre os adesivos de hashtag do Instagram e as caixas de texto.

Quais Hashtags você deve usar no Instagram Stories?

Quando se trata de hashtags de histórias, você deseja usar sua própria hashtag de marca. Por quê? Porque quando alguém toca nessa hashtag, ele leva para postar resultados para essa hashtag – e você quer que eles vejam mais de suas postagens, não de outra pessoa.

As exceções a essa regra são se você estiver em um evento ao vivo ou executando um concurso do Instagram com um prazo muito limitado. Usar uma hashtag mais restrita especificamente para esse evento, local ou concurso realmente funciona a seu favor, porque as pessoas estão procurando apenas nesse período específico.

Onde você deve colocar suas hashtags de história do Instagram?

Você tem duas opções para criar hashtags de histórias do Instagram: o adesivo de hashtag ou uma caixa de texto.

Para usar o adesivo de hashtag , toque no ícone do adesivo (o rosto quadrado sorridente na parte superior da tela) e selecione o adesivo de hashtag para adicioná-lo à sua história. Comece a digitar e você terá um adesivo de hashtag clicável.

Para a caixa de texto, toque no ícone Aa em sua história e digite uma série de hashtags usando o símbolo de hashtag, seguido pelo texto dessa hashtag. Certifique-se de que a hashtag esteja sublinhada quando você postar essa caixa de texto. Se não estiver sublinhado, não é clicável, o que significa que as pessoas não podem tocar nele para ver mais postagens com essa hashtag.

Para complicar as coisas, o Instagram tem limites de quantas hashtags você pode usar para cada uma dessas opções.

Com o adesivo de hashtag, você só pode usar uma hashtag. E você só pode usar um adesivo de hashtag em cada postagem da história. Depois de adicionar esse adesivo à sua história, essa será sua hashtag. Se você tentar adicionar outro adesivo de hashtag, o existente será aberto e você acabará digitando sobre ele com a nova hashtag.

Para a caixa de texto, você pode colocar quantas hashtags quiser. Eu recomendo uma a três hashtags.

Lembre-se, você deseja manter suas hashtags à vista e legíveis – grandes o suficiente para que alguém possa lê-las a olho nu.

#3: Como usar hashtags no IGTV

Se você estiver criando conteúdo IGTV de alta qualidade que seja atraente para seu público , usar hashtags nas descrições de seus vídeos IGTV é uma ótima maneira de fazer com que mais pessoas encontrem você e seu conteúdo.

Para o IGTV, você usará uma estratégia semelhante à que usaria em sua postagem no feed do Instagram. Conforme descrito anteriormente, esta será uma combinação de três tipos de hashtags: hashtags populares, moderadamente populares e específicas de nicho.

Você pode usar até 30 hashtags como faria em uma postagem de feed. Novamente, esta é uma mentalidade de “use ou perca”. Quanto mais hashtags você usar, mais chances terá de pesquisar.

Onde colocar hashtags IGTV?

O processo de upload do IGTV é relativamente simples. Toque no sinal de mais e selecione Vídeo IGTV no menu pop-up. Em seguida, selecione o vídeo que deseja enviar do rolo da câmera.

Depois de fazer isso e escolher sua imagem de capa, você chega à tela onde insere o título e a descrição do vídeo. Você precisa adicionar um título ao seu vídeo ou ele não será carregado.

A descrição é opcional, mas é aqui que vão todas as guloseimas. Você pode explicar o que está acontecendo no vídeo e, independentemente do tamanho da sua conta, pode adicionar um URL clicável aqui. É também aqui que você coloca todas as suas hashtags. Não há comentários subsequentes, então coloque todas essas hashtags diretamente na descrição do vídeo IGTV.

Vídeos IGTV em pesquisas de hashtag

Depois que seu vídeo for enviado para o IGTV, ele será verificado em busca de hashtags na legenda e potencialmente aparecerá nos resultados dessas pesquisas de hashtag.

Como todos os outros conteúdos, não há garantia de que seu vídeo IGTV aparecerá em qualquer um desses resultados de pesquisa de hashtag. No entanto, se você tem uma postagem de alto desempenho que está indo bem com seu público e é o conteúdo ideal para seu público-alvo, ela tem uma chance maior de ser classificada algoritmicamente para que esse público-alvo a visualize nos resultados de pesquisa.

Exposição IGTV adicional

Ao enviar um vídeo para o IGTV, você tem a opção de compartilhar uma prévia de 1 minuto em seu feed regular do Instagram. Ao fazer isso, ele aparece nos feeds de seus seguidores e permanece no seu perfil como uma postagem regular.

Quando alguém vir esse vídeo, receberá um pequeno aviso na parte inferior para assistir ao vídeo completo do IGTV. Se eles assistirem à prévia completa de 1 minuto, receberão outro aviso para continuar assistindo, enviando pessoas para o IGTV para obter mais visualizações e, esperançosamente, mais conversões.

Dicas para escolher uma hashtag de marca para sua empresa

Uma coisa importante a lembrar é que ninguém possui uma hashtag. Você não pode registrar hashtags, qualquer pessoa pode usá-las e elas podem ser qualquer combinação de palavras ou frases. Então, como você escolhe o caminho certo para sua marca?

Às vezes, você verá hashtags de longa duração e outras são super curtas. Um tipo é melhor que o outro? Isso depende de você, sua empresa, seu público e para que você está usando essa hashtag.

As hashtags de concursos do Instagram geralmente podem ser um pouco mais longas porque são uma capacidade de uso limitado. Você quer que a hashtag do seu concurso seja descritiva. Pode até ser algo relacionado ao concurso ou sorteio, então fica claro que a hashtag é designada para esse fim.

Se for uma hashtag de marca típica para sua empresa, lembre-se destas dicas:

  • Encontre o comprimento certo. Não use um acrônimo abreviado que seja tão comum que outras marcas ou pessoas possam usá-lo ou o seu não será o único conteúdo dessa hashtag, causando confusão em torno de sua marca. Idealmente, você quer algo na faixa de 10 a 20 caracteres.
  • Certifique-se de que está claro.
  • Mantenha-o simples para que seja fácil de lembrar. Não escolha algo complicado ou difícil de soletrar; caso contrário, as pessoas não o usarão com frequência.

Para ilustrar, uso #jennstrends, que é o nome da minha empresa. E o Social Media Examiner usa #smexaminer. Eles abreviam um pouco, mantendo-o curto e doce, mas reconhecível e distinto para a marca.

Conclusão

Hashtags realmente são a chave para o sucesso no Instagram. Para alcançar mais pessoas, aumentar seu público e obter mais engajamento em seu conteúdo – em todos os componentes do Instagram – você precisa usar hashtags. Eles permitem que você seja encontrado pelas pessoas certas, levando seu conteúdo para as pessoas que mais precisam (ou querem) vê-lo.

Mas você tem que ser estratégico com suas hashtags. Você precisa saber quais usar, como usá-los e como capitalizá-los para cada aspecto do Instagram para ver o sucesso de que falamos. Dê uma boa olhada nas hashtags que você está usando agora e tente encontrar melhores. Descubra o que outras marcas estão usando para suas hashtags. Veja a lista de hashtags “semelhantes” no Instagram ao revisar uma pesquisa de hashtag.

Eu recomendo que você compile todas essas hashtags em listas em seu telefone ou dispositivo móvel, separadas por categoria ou tipo de conteúdo, para que você possa acessá-las facilmente quando precisar delas para qualquer uma de suas futuras postagens no Instagram.