Como assinar e-cnpj A1?

Compreender como assinar e-CNPJ A1 da Valid é indispensável para gestores de empresas e empresários que buscam por segurança ao realizar processos burocráticos online e para fazer isso vai precisar passar pelo processo de abrir o documento, realizar a assinatura e enviar novamente.

Hoje, contar com um certificado digital é extremamente importante tanto para empresas quanto para pessoas físicas, estejam elas inseridas no mercado de trabalho ou não. Portanto, entender como assinar um CNPJ digital A1, é crucial.

O que é o certificado e-CNPJ A1?

O certificado e-cnpj A1 é um documento eletrônico que possui a mesma validade que a versão física. Ele é armazenado em um computador ou notebook e pode ser facilmente instalado em diferentes dispositivos.

Seu formato permite que o titular realize uma diversidade de processos em pouco tempo e é ideal para empresas inseridas em diferentes setores. É importante lembrar que um certificado A1, possui um prazo de validade de 1 ano, diferente do A3, que é válido até 3 anos.

Para que serve o certificado e-CNPJ?

O certificado e-CNPJ serve para autenticar a identidade de empresas no âmbito virtual e tem sido amplamente utilizada por instituições, organizações e outros para executar tarefas que incluem:

  • Emissão de notas fiscais;
  • Acesso a programas do governo;
  • Assinatura de documentos;
  • Acessar sistemas restritos.

O e-CNPJ pode ser emitido em diversos formatos e os que mais se destacam atualmente incluem o certificado A1, A3 e o em nuvem. Eles se distinguem pela forma de armazenamento, prazo de validade e outros fatores que podem ser significativos para cada tipo de empresa.

Como assinar e-cnpj A1?

O uso do CNPJ digital A1 tem sido comumente utilizado para realizar processos online em segurança e uma das suas principais funções é a assinatura de documentos como contratos, por exemplo.

Ao assinar qualquer tipo de documento com o certificado eletrônico, todas as informações contidas são protegidas devido à tecnologia avançada que permite criptografar os dados do titular. Para assinar e-CNPJ é necessário seguir as seguintes etapas:

  1. Abra o documento após a leitura;
  2. Localize o certificado digital;
  3. Posicione a assinatura no local certo;
  4. Verifique o documento;
  5. Confirme e salve em seu dispositivo.

Com a assinatura feita, basta enviar ao destinatário. Além disso, é importante lembrar que com a crescente digitalização e aumento de demandas digitais, algumas empresas e instituições têm aceitado apenas assinaturas digitais. Por isso, aprender como realizar o processo de maneira correta é uma etapa essencial.

Como instalar o E-CNPJ A1?

Após escolher o documento e emitir o certificado em Autoridade Certificadora de confiança e autorizada pela ICP-Brasil (A Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira), é hora de instalar o e-CNPJ. As etapas para instalação compreende:

  1. Dê um duplo clique na pasta de arquivo pfx;
  2. Escolha onde o documento será instalado na tela de assistente;
  3. Clique em “Avançar”:
  4. Escolha a opção “Colocar todos os certificados no repositório a seguir”;
  5. Selecione a pasta “Autoridades de Certificação Raiz Confiáveis”;
  6. Clique em “Concluir”.

Feito isso, será possível utilizar o certificado eletrônico do tipo A1 em segurança. Caso ocorra um problema durante o processo de instalação, entre em contato com a Autoridade Certificadora responsável.

Onde emitir certificado e-cnpj A1?

Se você deseja emitir um e-CNPJ A1, deve optar por uma Autoridade Certificadora confiável como a Valid, que não é apenas reconhecida pela ICP-Brasil, como também por oferecer serviços e produtos altamente qualificados.

Seu certificado digital pode ser emitido diretamente na plataforma da Valid de maneira rápida e facilitada. Basta acessar, escolher o tipo e formato do certificado e realizar a instalação seguindo o passo a passo.

Assinar e-CNPJ do tipo A1 é um processo ágil que pode ser feito a partir de um dispositivo como celular, tablet, notebook ou computador. Para isso, basta abrir o documento, localizar o certificado, posicionar a assinatura, confirmar, salvar e enviar ao destinatário. Escolha a Valid Certificadora para emitir o seu!

Sair da versão mobile