Mais de três bilhões de pessoas em todo o mundo estão ativas nas redes sociais. Para nove em cada 10 internautas, as mídias sociais fazem parte do cotidiano e mais de três bilhões de pessoas em todo o mundo estão ativas nas redes sociais.
Se você não tirar vantagem das mídias sociais, você está perdendo uma maneira rápida, barata e extremamente eficaz de alcançar quase metade da população mundial.
1. Aumentar a conscientização da marca
Uma vez que as plataformas de mídia social são agora usadas por quase metade da população mundial, elas são perfeitas para alcançar clientes potenciais.
Quem pensa que as pessoas nas mídias sociais só estão interessadas em marcas que já conhecem está muito enganado. 60% de todos os usuários do Instagram dizem que descobrem novos produtos na plataforma.
2. Humanize sua marca
De acordo com um estudo, mais da metade de todos os adultos não confiam em uma marca até verem “evidências reais” de que a marca está cumprindo com suas promessas.
Se você quer se conectar com clientes – e potenciais clientes – você precisa mostrar o lado humano da sua marca. Como você demonstra os valores da sua marca? Como você percebe os interesses de seus clientes e funcionários? Seu produto realmente funciona?
A capacidade de criar uma conexão humana real é um dos principais benefícios das mídias sociais para as empresas. Chamamos isso de momentos significativos de relacionamento.
Apresente seus seguidores às pessoas da sua empresa e mostre exemplos de como seus clientes existentes usam e se beneficiam de seus produtos.
3. Mantenha-se presente
A maioria dos usuários de mídia social faz login em suas contas pelo menos uma vez por dia. Muitos até se inscrevem várias vezes por dia.
As mídias sociais permitem que você alcance fãs e seguidores toda vez que fizer login. Certifique-se de que seus posts são divertidos e informativos. Assim, os seguidores estão sempre felizes com o novo conteúdo em seus feeds.
Dessa forma, você fica presente e garante que os usuários de mídia social pensem em você primeiro quando quiserem tomar uma decisão de compra.
4. Aumente o número de acessos ao site
Postagens e anúncios de mídia social são igualmente adequados para aumentar o tráfego em seu site. Se você compartilhar conteúdo útil do seu blog ou site em seus canais de mídia social, você pode atrair muitos leitores imediatamente após a publicação.
No bate-papo, não só promova seus produtos e serviços, mas ofereça valor real de utilidade. Certifique-se de que seu endereço do site esteja incluído em todos os seus perfis de mídia social para que qualquer interessado possa saber mais sobre você com apenas um clique.
Melhor ainda: link através de um post postado em uma página de desembarque em seu site relevante para o bate-papo.
5. Gerar leads
Nas mídias sociais, potenciais clientes podem facilmente mostrar interesse em sua empresa e seus produtos. Gerar leads é uma das grandes vantagens das mídias sociais para as empresas. É por isso que muitas redes sociais oferecem formatos especiais de publicidade para a coleta de leads.
6. Aumentar as vendas
Não importa o que você está vendendo, mesmo que seja tenis casual, as mídias sociais podem ajudar. Suas contas de mídia social são uma parte crucial do seu funil de vendas,o processo pelo qual um novo contato se torna um cliente.
Quanto mais as pessoas usam as mídias sociais e mais são vendidas nas mídias sociais, mais importantes as redes sociais se tornam para pesquisa de produtos e e-commerce. É por isso que agora você deve colocar seu marketing de mídia social em linha com suas metas de vendas.
Para alguns profissionais de vendas, a venda social já é uma importante ferramenta de vendas.
7. Cooperar com influenciadores
20 a 50% de todas as decisões de compra são decisivamente influenciadas pelo boca a boca. Se você conseguir que as pessoas falem sobre seu produto ou empresa nas mídias sociais, você aumentará a consciência e credibilidade da sua marca – e você estará bem no seu caminho para vendas mais altas.
Uma maneira crucial de impulsionar as mídias sociais boca a boca é colaborar com influenciadores. Esse grupo de pessoas tem muitos seguidores nas redes sociais e também pode chamar sua atenção para sua marca.