Sem marketing, uma loja online de sexshop dependeria principalmente da sorte e do acaso, o que não tornaria o aumento das vendas particularmente fácil. Portanto, é importante fazer planos e definir metas de marketing para o seu negócio.
Essa é a única maneira de garantir que sua base de clientes e suas vendas cresçam. Mas quais são os objetivos mais importantes que você deve ter em mente?
Por que as metas de marketing são tão importantes?
As melhores coisas da vida não são planejadas. No mundo dos negócios, porém, a falta de um plano não é fator de sucesso. Pelo contrário. Aqueles que não pensam sobre…
- quem são seus clientes;
- quais produtos estão vendendo bem;
- como anunciar;
- como inspirar clientes.
É muito improvável que tenha um negócio fracassado. E é por isso que toda empresa, grande ou pequena, deve definir metas e desenvolver planos para alcançá-las.
Esteja ciente de seus objetivos de marketing. Dessa forma, você não estará navegando pelos mares dos negócios sem rumo, mas rumo ao sucesso. Mas em quais objetivos você deve se concentrar? Embora isso varie de empresa para empresa, os objetivos a seguir devem (quase) sempre ser priorizados.
Pense bem sobre quais são seus objetivos. “Eu quero vender mais” é definitivamente muito vago. Para atingir esse objetivo, você precisaria de apenas mais uma venda por ano. A menos que você esteja vendendo algo com uma margem de lucro gigantesca, pode-se presumir que apenas uma venda não teria um efeito perceptível.
Quanto mais específico for o seu objetivo, maior será a probabilidade de você alcançá-lo. Só depois de definir a meta de aumentar as vendas em 150% é que você pode pensar em como alcançá-la.
Em uma sessão de brainstorming, você pode encontrar rapidamente maneiras de atingir esse objetivo, seja investindo mais em anúncios no Facebook, focando no marketing de conteúdo ou enviando mais e-mails.
Dito isso, agora podemos começar com os objetivos de marketing mais importantes.
1. Aumente as vendas
A meta de marketing de aumentar as vendas é a maior prioridade para muitos empreendedores. Não é de surpreender. Somente quando as vendas são feitas, o volume de negócios pode aumentar.
No entanto, conforme mencionado acima, você deve pensar no número exato de vendas que deseja realizar. Só então você pode pensar em como pode atingir esse objetivo.
2. Conquistar novos contatos / leads
Antes de um cliente comprar algo, ele é apenas uma parte interessada ou contato (também chamado de “lead” no mundo dos negócios). Semelhante à compra de vitrines, apenas um pequeno número de visitantes se transformará realmente em clientes pagantes.
No entanto, a geração de leads é um dos métodos mais eficazes para conquistar novos clientes. Na verdade, em vez de anunciar o produto diretamente, você pode tentar primeiro despertar o interesse do cliente potencial.
Com guias, e-books, sorteios ou outros truques de crescimento gratuitos, você pode criar uma lista de pessoas que podem se tornar clientes posteriormente.
3. Conquistar novos clientes
De que adianta uma lista cheia de novos contatos se nenhum deles realmente se torna cliente? Certifique-se de concentrar seus esforços de marketing em seu grupo-alvo exato.
Atrair novos clientes é uma meta crucial para qualquer empresa, esteja você vendendo seus produtos para pessoas físicas ou outras empresas. Embora pareça bastante fácil de medir, algumas empresas acham muito difícil identificar com segurança novos clientes em potencial.
Por esse motivo, você deve desenvolver um método de rastreamento confiável para garantir que está usando seu orçamento de marketing de forma eficiente.
4. Aumentar a satisfação e retenção do cliente
É mais barato persuadir um cliente existente a comprar com você novamente do que conquistar um cliente completamente novo. Portanto, um dos seus objetivos deve ser aumentar a satisfação de quem já comprou algo de você.
Na verdade, os clientes que estão satisfeitos com uma loja têm maior probabilidade de comprar nela novamente. Com a ajuda das avaliações dos clientes, você pode descobrir como está o desempenho de sua loja online (e aumentar as vendas).
Portanto, você deve tentar reduzir o número de pedidos únicos. Isso é possível por meio de retargeting, e-mail marketing ou marketing de guerrilha. Incluir algumas guloseimas ou um presente no primeiro pedido reduz seu lucro no início, mas pode significar que o cliente pede novamente (e novamente) de você.
5. Aumente a presença / ganhe atenção
Algumas metas costumam ser muito óbvias, como fazer com que mais pessoas visitem seu website. No entanto, esse é um dos objetivos para o qual você realmente precisa se concentrar na qualidade.
Certifique-se de que você pode gerar tráfego qualificado e medir taxas de rejeição, conversões, tempo na página e outros KPIs semelhantes. Para atingir esse objetivo, você pode usar o marketing orgânico do Facebook, os anúncios pagos ou a otimização clássica do mecanismo de busca.
Conclusão
Se você deseja ter sucesso a longo prazo, precisa saber para onde está indo. Só então você pode desenvolver uma estratégia que atrairá novos clientes e aumentará as vendas.
Pense em seus objetivos de marketing com o máximo de detalhes possível. Em seguida, desenvolva uma estratégia que permita atingir esses objetivos passo a passo.